CIÊNCIA

Colóquio discute os limites éticos na pesquisa

É permitido pedir informações pessoais de pacientes em tratamento para seus médicos? Devo testar novos procedimentos em animais antes de aplicar em pessoas? Há alguma pergunta que não posso colocar no formulário? Como faço para enviar minha pesquisa ao comitê de ética? Essas e outras respostas podem levar uma pesquisa a ser aprovada ou não, e esse é o papel dos comitês de ética.

Todas as instituições de ensino que promovem pesquisas nas áreas de saúde, genética humana, reprodução humana, novos dispositivos para a saúde, pesquisas em populações indígenas, pesquisas conduzidas do exterior e aquelas que envolvam aspectos de biossegurança precisam submeter seus projetos ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP). Aqueles que não possuem têm suas pesquisas enviadas a outro CEP sorteado.

A coordenação de pesquisa da Uninter organizou um colóquio, em conjunto com o comitê de ética da instituição no dia 14 de agosto, e contou com a presença dos professores Mario Alencastro e João Luiz Coelho Ribas e da professora Ivana Maria Saes Busato.

Alencastro falou sobre o que é ética na pesquisa, sobre as mudanças nos temas, a importância de se refletir nos efeitos e riscos da pesquisa a ser conduzida nos envolvidos como pesquisados, até onde levá-la, a razão de fazê-la e a responsabilidade do pesquisador em buscar temas que melhorem a qualidade de vida da população. Concluiu frisando a necessidade de ciência e ética andarem juntas.

Visando sanar a dificuldade que alguns alunos têm em se cadastrar na Plataforma Brasil, Ivana trouxe um passo a passo do cadastramento do pesquisador e da pesquisa, falou sobre a importância do preenchimento correto e detalhado dos campos no formulário e os trâmites pelos quais os projetos passam antes de aprovação ou desaprovação pelo comitê. “Se conseguimos fazer nosso imposto de renda pela internet, é claro que vamos conseguir fazer isso”, comentou a professora para descontrair os presentes.

Para encerrar o evento, Ribas falou sobre o Conep (Conselho Nacional de Ética em Pesquisa), as dificuldades enfrentadas ao realizar pesquisas, as responsabilidades que caem sobre o CEP e o pesquisador. Falou também sobre as etapas pelas quais um projeto passa antes de ser aprovado, como os comitês são multidisciplinares e por que projetos precisam ser aprovados.

Ivana conduz o projeto de pesquisa “Qualidade de vida, desenvolvimento, novas abordagens em saúde, gestão e meio ambiente”, que aborda a correlação entre qualidade de vida e gestão em saúde, com indicadores de saúde e de saneamento ambiental. O projeto tem por objetivo apontar as necessidades e propor avanços nessas áreas, ajudando o profissional da saúde a melhorar a qualidade de vida da população da região em que atua, ponto abordado por Alencastro.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Ariadne Körber – Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Jaqueline Deina - Estagiária de Jornalismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *