Novos cursos de extensão apresentam complexidades políticas do Afeganistão e do Japão

Autor: Arthur Salles - Estagiário de Jornalismo

 

Cada vez mais internacional, a Uninter passa a disponibilizar dois novos cursos de extensão focados nas complexidades das relações globais. Os cursos Afeganistão – a construção da paz e Política externa japonesa preenchem um espaço de debate sobre locais menos conhecidos do grande público, por vezes ausentes em graduações, mas de grande interesse dos alunos.

O primeiro tem o objetivo de apresentar o contexto histórico do Afeganistão, explorando os conflitos com os Estados Unidos que ocorrem há mais de 40 anos e os conceitos de construção de paz no território (para mais informações sobre esse tema, clique aqui). Já o segundo visa analisar as relações exteriores do Japão com diferentes países, principalmente das mudanças ocorridas no pós-Segunda Guerra Mundial. Os estudos se estendem às relações comerciais, educacionais e culturais.

“Promovemos um conhecimento maior sobre os países aos alunos. Ao mesmo tempo, contribuímos com a redução de discursos de xenofobia, dado que, conhecendo melhor os assuntos, passamos a desenvolver empatia”, comenta o professor Alvaro Martins Fernandes Júnior.

Os conteúdos foram projetados por professores especialistas nos temas e já vinculados às demais áreas da ESGPPJS (Escola Superior de Gestão Pública, Política, Jurídica e Segurança). Os idealizadores apostam principalmente no alcance aos estudantes de Relações Internacionais, porém ressaltam a amplitude ao público geral, sem necessidade de conhecimentos específicos.

“Todos os cursos de extensão da ESGPPJS surgem no intuito de complementar os currículos das graduações que estão sob o seu guarda-chuva, bem como de prover uma resposta rápida para a sociedade, ofertando conhecimento sobre assuntos que se mostram de interesse público”, complementa Fernandes.

Os cursos de extensão ainda servem como complementos ágeis aos currículos dos demais cursos, não exigindo uma atualização da grade curricular e demandando menos trâmites burocráticos. Os dois programas têm carga de 60 horas.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Arthur Salles - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *