Estudante de Boston conta sua experiência na Uninter Américas

Autor: Vitor Diniz - Estagiário de Jornalismo

A Uninter está presente nos Estados Unidos desde 2017, quando foi aberto um polo de apoio presencial em Boston, capital do estado de Massachusetts. É lá que está matriculada a aluna Fernanda Fernandes, no curso de Gestão Hospitalar. No programa Fala, aluno do dia 10.mar.2021, ela conversou com a coordenadora do curso, Ivana Busato.

A trajetória de Fernanda nas profissões que contribuem para a saúde do ser humano começou muito cedo. Aos 19 anos ela entrou para o quadro de funcionários do hospital Samaritano de São Paulo, como auxiliar administrativa do centro cirúrgico, e permaneceu no cargo por 4 anos.

A vontade de crescer profissionalmente não deixou que ela se acomodasse. A jovem participou de processos seletivos internos e foi alcançando cargos mais altos na hierarquia da empresa. Até que realizou uma prova disputando um cargo no setor de internação hospitalar, foi aprovada e se tornou gestora do setor de leitos do hospital.

Durante os 12 anos em que trabalhou no Hospital Samaritano de São Paulo, Fernanda ingressou num curso superior de recursos humanos, mas não se identificou com a profissão, e acabou abandonando na metade do caminho. Tempos depois, ingressou no curso de enfermagem, no qual ela permaneceu até o 5° período, mas trancou devido ao pouco tempo que tinha para estudar, pois passava muitas horas trabalhando no hospital.

O fato de o Hospital Samaritano passar por diversas mudanças internas e o sonho de uma vida melhor para a sua família fizeram com que Fernanda saísse em busca de novos projetos. A gestora de leitos hospitalares então pediu demissão de seu emprego e partiu para a América do Norte, levando o esposo e um filho de 4 anos. A família foi a convite de um primo de Fernanda, já estabelecido nos EUA.

“Quando pedi demissão do hospital em São Paulo e vim para os Estados Unidos, eu estava me sentindo esgotada por trabalhar em um hospital, e não queria mais trabalhar na área da saúde. Mas descobri que depois de ter trabalhado tanto tempo na área não consigo ficar longe da profissão. Já faz um ano que não estou exercendo a minha profissão e, sem dúvidas, quero voltar para a área da saúde um dia”, relata.

Chegando nos EUA, Fernanda decidiu retomar os estudos e procurou algumas instituições de ensino superior, mas não se sentiu acolhida em nenhuma delas. Conversando com um grupo de brasileiros que moram nos EUA, algumas pessoas fizeram ótimas recomendações da Uninter Américas. “Gostei muito de ingressar no curso de Gestão Hospitalar da Uninter, as funcionárias do polo de Boston foram muito simpáticas e atenciosas. Apesar de a Uninter ser uma instituição brasileira, o polo aqui em Boston me dá a oportunidade de conhecer e estabelecer uma relação com novas pessoas”, relata Fernanda.

Durante a conversa, a professora Ivana destacou que o curso de Gestão Hospitalar da Uninter tem algumas disciplinas focadas no processo de gerenciamento de serviços de saúde de acordo com o sistema de saúde brasileiro, mas que os conceitos de gerenciamento e de gestão hospitalar que o aluno aprende no curso poderão ser empregados em qualquer estabelecimento de saúde no mundo todo.

“A Fernanda está vivenciando a cultura norte-americana. O empreendedorismo para os norte-americanos é algo muito presente no dia a dia, tanto que até os funcionários de empresas norte-americanas carregam conceitos de empreendedorismo. Por isso considero importante a disciplina de empreendedorismo em nosso curso. Por mais que o egresso da Uninter trabalhe como funcionário, é interessante que ele saiba empreender dentro da empresa onde ele for contratado”, comenta Ivana.

Embora ainda esteja se adaptando ao modelo de Educação a Distância (EAD), o fato de poder estudar em casa permite que ela não interrompa o sonho da graduação, e também possibilita que tenha flexibilidade para se dedicar a outros projetos.

Segundo a estudante, o mercado de trabalho norte-americano é mais rigoroso do que o brasileiro, pois existe um maior número de critérios para a contratação de funcionários. Para ela “os Estados Unidos são um país de oportunidades, e quem as busca com determinação, sempre consegue. A maior dificuldade é o inglês, quem não tem inglês fluente sofre mais no dia a dia”.

Você pode assistir ao vídeo completo através da página Uninter – Gestão Hospitalar, no Facebook.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Vitor Diniz - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Nate Hovee/Pexels e reprodução


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *