MEC autoriza curso de Enfermagem a distância da Uninter

Autor: Mauricio Geronasso - Estagiário de Jornalismo  

O Ministério da Educação (MEC) autorizou a Uninter a ofertar o curso de bacharelado em Enfermagem na modalidade de educação a distância (EAD). A autorização foi publicada no Diário Oficial da União do último dia 5 de agosto de 2021, por meio da Portaria n° 800.

O processo de seleção deve acontecer entre os meses de agosto e setembro, com previsão de início das aulas no mês de outubro deste ano nos superpolos da área da saúde da Uninter. A instituição dispõe de superpolos de educação a distância em Curitiba (PR), Brasília (DF – foto), São Paulo (SP) e São José dos Campos (SP). Em breve informaremos as disponibilidades de vagas em cada unidade.

Muito mais do que cuidar de um paciente e garantir a aplicação correta do tratamento prescrito pelo médico, a enfermagem figura como uma profissão essencial na missão de salvar vidas. Nesse sentido, o curso de Enfermagem da Uninter une-se aos demais cursos da área da saúde que seguem esta missão.

“É uma necessidade social a formação de recursos humanos na área da enfermagem, para todo o nosso sistema de saúde, que hoje denotou-se bem com a pandemia a falta de profissionais para este atendimento”, explica o coordenador da área, Cristiano Caveião.

O projeto para obter a autorização por parte do MEC teve início em 2018, com as ações do Núcleo Docente Estruturante, o qual executou todo o planejamento do curso em várias reuniões, desenhando o perfil do egresso a partir de estudos do mercado para entender melhor as demandas desse futuro profissional de enfermagem.

Desenvolvido por uma equipe multidisciplinar, o desenho do Projeto Político Pedagógico (PPP) planejou as práticas dentro do modelo de um curso que, mesmo sendo a distância, segue uma metodologia semipresencial. Isso significa que o aluno terá uma série de aulas presenciais nos superpolos onde estão os laboratórios do curso, para que possa desenvolver as competências práticas.

“As disciplinas de parte teórica acontecerão a distância, com o apoio do ambiente virtual de aprendizagem para assistir às videoaulas, ler os textos de apoio e participar das aulas interativas ao vivo, podendo assim interagir com os professores e com os colegas. Posteriormente o aluno terá uma parte presencial, em que ele vai até o super polo para poder fazer aula práticas”, diz Caveião.

Entre o segundo e o quarto ano de curso, os alunos terão aulas presenciais acontecendo em cenários de prática hospitalar, clínica, unidades de saúde, unidades de urgência e emergência. Ou seja, todos os cenários que são pré-requisitos na formação de enfermagem. No último ano do curso, também terão o estágio curricular supervisionado, consolidando e finalizando o curso. Os estudantes poderão ainda personalizar parte do seu currículo de formação, optando por algumas disciplinas que vão aprofundar os conhecimentos na área de seu interesse maior.

Para concluir, Caveião acrescenta: “Teremos um grande processo de acompanhamento com as turmas iniciais e futuras, o que faz parte do papel do coordenador para atender todas as necessidades do aluno, desde o início até o final da formação. Estaremos acompanhando as necessidades do mercado, bem como a inserção desses futuros enfermeiros para assim saber se será necessário redesenhar e planejar o nosso perfil do egresso, ou seja, fazer as análises necessárias para que a gente possa cada vez mais melhorar, ampliar e aperfeiçoar o perfil de formação dos nossos alunos”.

* Esse conteúdo foi alterado em 30/11/2021, com a supressão de parte do seu teor.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Mauricio Geronasso - Estagiário de Jornalismo  
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Arquivo CNU


4 thoughts on “MEC autoriza curso de Enfermagem a distância da Uninter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *