Mais de mil pessoas realizam exames médicos gratuitos em Curitiba

Autor: Nayara Rosolen - Estagiária de Jornalismo

Mais de 1,1 mil pessoas realizaram exames médicos gratuitos em Curitiba (PR) no último sábado (20/11). A ação é promovida por meio da campanha beneficente Multiplicação: elas cuidando da saúde deles, uma parceria entre a Fraternidade Feminina Bete Sita e a Fundação Wilson Picler. O evento acontece em prol do Hospital Erasto Gaertner, além da conscientização sobre a saúde do homem, e será repetida neste sábado (27/11), das 9h às 17h.

Seis professores e 24 estudantes dos cursos de Biomedicina, Farmácia, Enfermagem, Educação Física e Nutrição da Uninter participaram da ação que ocorreu em frente ao campus Garcez, em tendas preparadas para atendimento à população. O principal foco é a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata, como conta o diretor da Escola Superior de Saúde Biociência Meio Ambiente e Humanidades da Uninter, Cristiano Caveião.

Além da orientação sobre a prevenção do câncer em homens, foram realizadas 332 aferições de pressão arterial, 285 testes de bioimpedância, 274 testes de glicemia capilar e 271 orientações nutricionais. Caveião explica que todos os procedimentos “têm como objetivo a promoção da qualidade de vida” e “podem trazer alguns indicativos de alterações nos sistemas corporais”.

O exame de bioimpedância, por exemplo, avalia a composição corporal, como a estimativa de massa magra, massa de gordura, quantidade de água, estrutura óssea. Fatores importantes para verificar o estado nutricional e necessidade de atividade física. Assim como o teste de glicemia capilar, que faz a avaliação da concentração de glicose, ou açúcar no sangue, como é popularmente conhecido.

“Os valores altos podem trazer algumas consequências, se forem mantidos durante muito tempo, como problemas renais, problemas nos olhos, problemas cardiovasculares. Uma aferição com alteração não significa que a pessoa já é diabética. Precisa procurar um médico para avaliação, acompanhamento e a partir também de outros exames, para que possa ter um fechamento de diagnóstico”, salienta Caveião.

A Uninter possui uma parceria com o Hospital Erasto Gaertner, por meio da qual são realizadas as aulas práticas de campo e estágios supervisionados para os cursos da área de saúde. O hospital, que é referência no tratamento de câncer, realiza anualmente cerca de 2 milhões de procedimentos.

Adriano Lago, superintendente do complexo de saúde, diz que “sem dúvida, a prevenção evitar ter a doença, mas quando aparece na fase inicial é onde a gente tem as melhores taxas de resultados. Por isso, sempre prensar em diagnóstico precoce e prevenção”.

Lago ainda ressalta a importância de iniciativas que visam a conscientização, assim como o Multiplicação. “Capta o recurso, dá visibilidade para as pessoas entenderem que o tratamento de câncer pode ter cura, é uma questão hoje de acesso a todos. Nos possibilita falar de prevenção e promoção de saúde que é um grande desafio hoje no país, haja a grande incidência e o aumento anual dos casos novos em câncer. É uma corrente do bem, que aumenta o poder de informação e atualização”.

A ação, com a realização de exames médicos gratuitos, acontece novamente neste sábado, 27 de novembro, na Avenida Luiz Xavier, em frente ao campus Garcez da Uninter, no centro de Curitiba. Interessados em doar, podem realizar uma transferência de qualquer valor via PIX direto para a conta do HEG: [email protected]. As doações serão 100% destinadas à aquisição de novos equipamentos e infraestrutura para os atendimentos.

Ainda no início de novembro, no dia 6, a organização do evento realizou uma live com palestras, apresentações musicais e intervenções orais de conscientização. Leia a matéria realizada pela CNU neste link e confira a transmissão completa que segue disponível para livre acesso.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Nayara Rosolen - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Escola de Saúde


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *