Laboratórios portáteis de engenharia da Uninter fazem sucesso entre alunos nos EUA

Autor: Matheus Pferl - Estagiário de Jornalismo

Imagine receber da sua instituição de ensino um laboratório portátil individual (LPI), contendo os materiais necessários para se desenvolver na graduação, sem precisar pagar nada a mais por isso? Esse é um diferencial da Uninter. Nos cursos de engenharia, cada LPI é feito de maneira específica para que os alunos se desenvolvam nas disciplinas e tenham contato com o que os aguarda na vida profissional.

Presente em todos os estados do Brasil, a Uninter já ultrapassou fronteiras e se espalhou ao redor do globo. Hoje, são 9 polos nos Estados Unidos, em Orlando, Miami, Fort Lauderdale, Houston, Atlanta, Washington-DC, Newark, Boston e Salt Lake City. Além disso, está presente na Europa, com 2 polos, em Lisboa e Londres. Por fim, chegou do outro lado do mundo, no Japão, também com 2 polos, em Nagoya e Toyohashi.

Alunos de engenharia de vários polos nos Estados Unidos se encantaram com os LPIs. “Recebi em casa todo o suporte para realizar minhas atividades práticas, dentro do meu quarto. Isso facilitou muito meu aprendizado, colocando a mão na massa”, afirma o estudante de Engenharia Elétrica Estevao Araújo Cunha Mendes, do Polo Newton, em Boston.

Também aluno do polo de Boston, mas de Engenharia de Computação, Michel Piacentini de Souza diz que recebeu o primeiro LPI para as aulas com experimentos e foi uma grande surpresa. “O LPI Thomas Edison é fantástico. Ele traz desde componentes básicos para iniciantes até os mais avançados, como transístores, capacitores, circuitos integrados etc. Todo o kit foi fabricado com materiais de alta qualidade, sendo resistente e capaz de suportar uma considerável passagem de carga elétrica”, ressalta.

Para a professora das engenharias Elétrica, Computação e Produção Priscila Bolzan, poder utilizar os LPIs é uma experiência muito valiosa, pois os alunos têm acesso a um material completo (protoboard, multímetro, fonte de tensão, osciloscópio, etc) que normalmente só se vê em laboratórios de universidades ou empresas, e os alunos da Uninter têm isso em casa, para desenvolverem diversas atividades práticas.

“É sempre gratificante ver os alunos desenvolvendo experiências e aprendendo a gostar da parte prática. Os LPIs são parte fundamental do nosso curso EAD e propiciam uma experiência excelente para os nossos alunos estarem preparados para o mercado de trabalho”, salienta.

Alunos do polo de Newark, Daniel Sales Lima e Rafael Ghisi Lomba também se mostraram muito satisfeitos. Para Daniel, estudante de Engenharia da Computação, receber o LPI  junto com o início das aulas foi muito importante. “Achei o laboratório bem completo. A entrega ocorreu na semana em que as aulas de eletricidade começaram, então deu para acompanhar tudo sem perder nenhum conteúdo”, destaca.

“Me surpreendi muito positivamente com o kit, eu não esperava algo tão completo e alinhado com o curso. A qualidade da maleta, a organização e a explicação do conteúdo, é muito bom mesmo”, acrescenta o estudante de Engenharia de produção Rafael Lomba.

“É normal recebermos feedbacks como estes, onde os alunos ficam felizes e surpresos com os itens dos LPIs. Com certeza, os LPIs motivam os alunos a se interessarem pelos conteúdos. Após estudarem a parte teórica, eles são incentivados a desenvolverem as práticas em casa, sempre contando conosco para ajudar em caso de dúvidas”, complementa Priscila Bolzan.

LPIs e cursos

No curso de Engenharia Elétrica e Engenharia da Computação, são 3 LPIs que os alunos recebem ao longo do curso:

LPI 1 – Thomas Edison

LPI 2 – George Boole

LPI 3 – Alan Turing

No curso de Engenharia da Produção, há um LPI, o Taylor. No curso de Engenharia Civil, que ainda é muito recente, são 3 LPIs, mas apenas o primeiro, o Maker 1, já foi entregue para os alunos.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Matheus Pferl - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Escola Politécnica


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *