ENFERMAGEM

Liderança como prática de ensino

“Ouvir é uma das habilidades mais importantes que um líder pode escolher para desenvolver”. Esse é um dos conceitos que o livro “O monge e o executivo”, de James C. Hunter (1998), apresenta para discutir como se forma um líder.

A liderança é uma qualidade investigada em muitas áreas do conhecimento. Uma das explicações para isso é o fato de ser, hoje em dia, uma característica considerada essencial para muitos profissionais. Caracteriza-se, portanto, como um tema relevante para estudantes do ensino superior nos mais diversos cursos e níveis de formação.

Em artigo publicado na revista Saúde e Desenvolvimento, uma das seis publicações científicas da Uninter, os doutores em enfermagem Cristiano Caveião, Aida Maris  e Ivete Zagonel abordaram o papel da liderança na metodologia utilizada para a prática de ensino no curso de Enfermagem.

Segundo dados da American Nurses Association (ANA), os educadores da área, no tocante ao aspecto profissional, precisam ser educadores, facilitadores, agentes de mudança, consultores, pesquisadores e líderes. Nesse sentido, a formação acadêmica tem como função a preparação e o desenvolvimento dos futuros enfermeiros para o mercado de trabalho.

Com o passar dos anos e as mudanças no processo educacional, os profissionais também precisam utilizar estratégias de ensino com o intuito de desenvolver o pensamento crítico e reflexivo dos estudantes. Pensadores como Impedovo, Malik e Popil, citados no texto, ressaltam que o pensamento crítico se tornou um valor de referência para como os estudantes atuam e são avaliados, o que fundamenta o julgamento da competência para a prática clínica.

Existem vários métodos de ensino voltados para o desenvolvimento da liderança, como aprendizagem em serviço, portfólios, jogos, aprendizagem reflexiva, estudos de caso, simulações, entre outras formas que podem ser utilizadas no processo de ensino-aprendizagem do enfermeiro. Para se atingir o objetivo é necessário inovação, incluindo metodologias ativas que envolvam a atuação do aluno em todo o processo de desenvolvimento da aprendizagem.

A partir de uma revisão integrativa de periódicos da literatura nacional e internacional, os autores reuniram e sintetizaram os resultados sobre o desenvolvimento da liderança nas aulas do curso de Enfermagem. Especificamente neste estudo, os autores identificaram que as práticas de simulação (videogame, virtual e clínica) representaram 54,9%, e a aprendizagem baseada em problemas (PBL) 11,76% das metodologias ativas utilizadas pelos educadores.

O artigo aponta para a construção do conhecimento através de perspectivas metodológicas críticas que despertem o sentido de liderança nos educandos. A importância desta publicação se revela no despertar para o desenvolvimento e na discussão de novas análises sobre o tema.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Beatriz Vasconcelos - estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König / Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Pixabay

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *