SAÚDE

O atendimento humanizado no tratamento ao idoso

A construção do conhecimento em enfermagem acontece através de inter-relações entre a teoria, a pesquisa e a prática clínica. Utilizando metodologias de aprendizagem inovadoras, graduandos e profissionais da saúde têm buscado desenvolver a prática da liderança através do pensamento crítico e reflexivo, além de destacar a necessidade de se priorizar o atendimento humanizado, com foco no paciente.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2018, apontam que a população do Brasil vem passando por mudanças profundas em relação aos níveis de mortalidade e fecundidade. As modificações ocorridas nessas taxas, nas duas últimas décadas, têm resultado na queda acentuada do índice demográfico do país, o que acaba levando ao envelhecimento da população. Diante dessa situação, aumenta o número de idosos que vão aos hospitais com frequência, exigindo atenção cada vez maior dos médicos, enfermeiros e também da própria família.

Em um artigo publicado pela revista Saúde e Desenvolvimento, uma das publicações científicas da Uninter, as enfermeiras Aline Marins e Edna Slob falam sobre “O Idoso e a Humanização Hospitalar”. No texto, as autoras destacam que um ambiente preparado, com profissionais qualificados e dedicados à profissão, pode fazer a diferença no atendimento.

Segundo a publicação, “humanizar o espaço hospitalar, com vistas ao atendimento das necessidades de saúde da pessoa idosa, pode contribuir para a melhoria da qualidade de saúde e de vida dessa população, proporcionando uma estadia hospitalar mais segura de riscos, mais harmoniosa e acolhedora para os idosos, familiares e/ou acompanhantes”.

Para muitas pessoas, ter que ir ao hospital não é uma tarefa fácil, mas na maioria dos casos não é uma escolha. Ao considerarmos a população idosa, muitas vezes a hospitalização pode representar um período de fragilização e medo. Por isso, é importante a atenção integral dos especialistas em saúde para a recuperação do idoso, pois a doença pode causar vários impactos ao paciente, como abalos psicológicos e mal-estar.

É aí que se dá o conceito de humanização hospitalar, ou atendimento humanizado. A partir do momento em que o ambiente se encontra preparado para receber o paciente e os profissionais estão capacitados para um bom atendimento, essa prática na área da enfermagem se concretiza como eficaz.

Conforme as autoras, a humanização tem a missão de incentivar, de diversas formas, a união e colaboração interdisciplinar de todos os envolvidos. Desse modo, o comprometimento da equipe deve englobar a participação desde os gestores até os funcionários, pois o maior objetivo é usar a empatia para entregar um atendimento melhor.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Beatriz Vasconcelos - estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König / Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Pixabay

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *