ENFERMAGEM

Da aplicação de vacina ao conhecimento

Em 12 de maio é comemorado o Dia Internacional da Enfermagem, em homenagem a Florence Nightingale, conhecida por estabelecer as bases modernas da enfermagem. Um dos conceitos sobre enfermagem a caracteriza como uma ciência definida pelo cuidado ao ser humano. Essa prática pode ser realizada sozinha ou em equipe e se valoriza por ações de proteção, prevenção, reabilitação e recuperação da saúde.

Desde o seu surgimento até os dias atuais, a enfermagem tem desenvolvido importantes pesquisas e estudos na área da saúde. No artigo “Atuação do enfermeiro na educação em saúde da população”, publicado na revista científica Saúde e Desenvolvimento, da Uninter, os professores Gustavo Kirsch e Edna Slob evidenciam a importância da atuação dos enfermeiros como educadores informais.

O texto ressalta que o enfermeiro deve ser um profissional competente e instruído para intervir em diversas áreas, mas que inicialmente trabalha pela promoção e recuperação da saúde da população dentro da comunidade em que atua.

Segundo Kirsch e Slob, a falta de conhecimento e as dúvidas da população em relação às temáticas sobre a saúde têm se tornado cada vez maiores. Com isso, a figura do enfermeiro torna-se essencial, já que esse profissional atua por meio dos cuidados prestados para os indivíduos.

No Brasil, a história da educação em saúde começou no final do século XIX. Segundo Gustavo e Edna, o início da preocupação com os aspectos relacionados à saúde se deu por causa das grandes epidemias que surgiam no país naquela época, tais como varíola, febre amarela, peste e tuberculose. Além de responsáveis pela vacinação, os enfermeiros também contribuíam com outras ações, como a vigilância de condutas e da moralidade, com o intuito de controlar a disseminação de doenças.

No cenário atual, a enfermagem é responsável não somente por procedimentos básicos, como os cuidados iniciais ao paciente, mas também pela difusão do conhecimento em saúde para a população. Como aponta Kirsch e Slob, é importante “estimular as pessoas a atingir um nível maior de bem-estar de tal maneira que elas consigam usufruir de uma vida saudável, precavendo as doenças”.

Dessa forma, além de o enfermeiro ter como o objetivo principal o cuidado ao paciente, também é encarregado de propagar o conhecimento básico sobre saúde para a população, com vistas ao desenvolvimento da sua qualidade de vida.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Beatriz Vasconcelos - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König / Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Pixabay

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *