Laboratórios de Práticas Interdisciplinares levam a relação entre teoria e prática aos alunos de Geografia

A noção que a Geografia é uma ciência de memorização já se encontra ultrapassada. Para a coordenadora da área de Geociências da Uninter, Renata Adriana Garbossa Silva, e para o professor  Otacílio Lopes de Souza da Paz, decorar nomes de rios e seus afluentes, por exemplo, não é o tipo de conhecimento que vai garantir a formação de bons profissionais da área. “Essas informações são prontamente encontradas em dois cliques na internet. O profissional em Geografia do século XXI precisa compreender a interrelação entre os conteúdos base de sua formação, como Climatologia, Geologia, Geografia Econômica, Geografia rural entre outras, transpondo-os para sua realidade loco regional ou outro recorte em análise e realizar análises espaciais multitemáticas”, apontam os professores.

O grande diferencial para profissionais da área é a capacidade de uma visão integrada de elementos que compõem a paisagem, compreendendo suas dinâmicas, interrelações, potencialidades e vulnerabilidades, tanto os naturais quanto os que são fruto da ação humana, os chamados antrópicos.

Pensando nisso, os cursos da área de Geografia da Uninter estão repletos de atividades práticas. Além das aulas de campo, são realizadas aulas práticas no Laboratório de Práticas Interdisciplinares em Geografia (Lepi Geografia) que contribuem para fixação do conteúdo.

As aulas práticas ocorrem nos laboratórios-estúdios multidisciplinares, espaços que são especialmente planejados, contando com tecnologia laboratorial e de mídias avançadas. Essa abordagem inovadora com os Laboratórios de Práticas Interdisciplinares já havia sido aplicada com êxito em outros cursos da Escola Superior de Educação da Uninter. As aulas práticas, recheadas de exemplos, debates e tecnologias, estimulam os estudantes da Geografia a refletir sobre sua realidade, ajudando na formação de agentes interventores de suas paisagens.

Para dar início às aulas práticas em laboratórios, os temas escolhidos foram climatologia (ciência que estuda o clima) e geologia (ciência que estuda a Terra). Esses são temas que dão base para a formação das paisagens e são conhecimentos que darão base futuramente para diagnósticos de estudos de impacto ambiental.

No Lepi Geografia, os estudantes são incentivados a enviar perguntas pelo chat, seja do conteúdo apresentado no momento ou com comentários sobre uma experiência vivida em sua atuação profissional. Além do chat, os estudantes podem participar pelo Zoom, podendo abrir suas câmeras e enviar suas dúvidas e comentários aos professores.

Além disso, as aulas articulam a tecnologia ao ensino de Geografia. Na aula sobre Climatologia, a Profa. Dra. Larissa Warnavin destacou a proximidade entre a Geografia e a Robótica. Durante a aula, foi demonstrada a construção e a programação de uma miniestação meteorológica, utilizando um sistema de prototipagem arduino. Além de tira-dúvidas, debates, interações e inúmeros elogios, os estudantes e professores indicaram livros para aprofundamento teórico sobre a temática trabalhada e debateram a utilização dessa miniestação meteorológica na agroclimatologia, hipotetizando um sistema de monitoramento da necessidade de água de uma plantação.

O segundo Lepi Geografia teve como tema a Geologia, quando o estúdio foi tomado por diversos exemplares de rochas e minerais da coleção do Prof. Esp. Eduardo Sehnem. Durante a aula, os alunos interagiram e demonstraram interesse pela temática, buscando compreender os conceitos como hábito (formas que o um mineral pode assumir) e clivagem (capacidade que a rocha tem de romper-se­), a partir da observação ao vivo de minerais como quartzo e pirita.

As principais características das rochas ígneas (também chamadas magmáticas, por são resultantes da solidificação do magma), metamórficas (resultam da transformação de outro tipo de rocha) e sedimentares (formadas a partir da junção de sedimentos de outras rochas) também foram explicadas durante a aula. O aprendizado adquirido pode ser tanto aplicado em práticas docentes, como em campanhas de campo durante a realização de um estudo ambiental.

As próximas aulas do Lepi Geografia devem Geografia Agrária, Paleontologia, Pedologia, entre outros temas relacionados ao perfil do egresso de licenciatura e bacharelado. Além do Lepi, as formações em Geografia tanto para licenciatura quanto para bacharelado na Uninter contam com aulas de campo, mais uma oportunidade dos nossos estudantes visualizarem na prática os conteúdos bases estudados durante sua formação.

Incorporar HTML não disponível.
Edição: Larissa Drabeski


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *