CONHECIMENTO

Jornada Acadêmica Virtual traz boas práticas e reflexão para os polos

Na era da informação, a tendência de investir cada vez mais na capacitação de pessoas vem ganhando força dentro do mercado de trabalho. Não seria diferente em uma organização como o Grupo Uninter, que tem como missão desenvolver e transformar pessoas por meio da educação.

Ao longo do ano, são realizadas dezenas de treinamentos para gestores, tutores, professores e demais colaboradores da instituição. Mesmo que cada pessoa ou polo de apoio presencial tenha seus objetivos específicos, todos caminham para o mesmo propósito: tornar a Uninter uma instituição reconhecida pela excelência em educação, e a melhor escolha para quem quer trabalhar, estudar e investir.

Para concretizar esse ideal, é preciso muito esforço e a dedicação de quem acredita no desenvolvimento das pessoas. Pensando nisso, a Central de Relacionamento e Desenvolvimento de Polos (CRP), em parceria com o Mestrado Profissional em Educação e Novas Tecnologias da Uninter, promoveu entre os dias 21 e 23 de novembro a primeira Jornada Acadêmica Virtual para Polos.

Este foi o primeiro evento acadêmico da Uninter exclusivo para os polos. “O objetivo foi ampliar a discussão sobre a educação a distância, e tudo foi baseado no tema central da EAD em diversos contextos. Trazer essa discussão para o desenvolvimento, sair um pouco da questão de processos apenas, que é o que foi abordado durante o ano”, contou a gerente de EAD, Karin Sell Schneider, uma das responsáveis pela organização do evento.

Com foco na atuação de tutores e coordenadores, a jornada também teve participação dos demais colaboradores dos polos de apoio presencial de todo o Brasil. “Nossa intenção foi trazer um grande movimento de compartilhamento de experiências. Para participar do evento, os tutores deveriam enviar um relato sobre alguma prática feita no polo dentro de algum dos grupos temáticos (GTs) que norteavam a jornada”, explica a gerente.

Foram 400 participantes que enviaram seus relatos e, destes, 150 selecionados para ficarem disponíveis dentro dos fóruns de discussão do evento. Cada GT teve seu próprio fórum de discussão, mediado por alunos do Mestrado, e debates mediados pelos professores. Os assuntos desses grupos foram retirados de temas que são discutidos e avaliados dentro do Mestrado.

“Isso é uma super sacada em termos de pesquisa e a ampliação dessa discussão para a EAD”, comenta Karin. Ela ainda explica que o material que resultou da jornada serve de pesquisa para o Mestrado, pois os relatos selecionados serão compilados em um e-book  de coaprendizagem, conceito novo em termos de educação corporativa. Esse material ficará disponível para todos.

Durante o ano de 2018, foram cerca de 1,7 milhão de horas de treinamento e mais de 3 mil pessoas capacitadas. “Como o foco deste ano foi o treinamento de processos e de excelência operacional, a Jornada Acadêmica proporciona esse abrir de mentes. Sair um pouco da parte processual, para pensar como podemos fazer melhor. Apresentamos os processos o ano inteiro; agora, com a jornada, a gente para e faz a reflexão”, completa.

 Os Grupos Temáticos da Jornada:

GT 1- Práticas de formação e avaliação nos diferentes contextos EAD;

GT 2- Práticas que envolvam cinema, teatro, redes sociais e outros cenários de educomunicação;

GT 3- Práticas que envolvem troca de experiências entre os polos e as cidades/comunidades nas quais estão inseridos;

GT 4- Práticas que envolvem a utilização de diferentes recursos tecnológicos: robótica, telefonia móvel, realidade aumentada, sistemas computacionais, dentre outros;

GT 5- Práticas que envolvem propostas de interculturalidade;

GT 6- Práticas de inclusão.

 

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Jaqueline Deina - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König / Revisão textual: Jefferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Arquivo CRP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *