VOLUNTARIADO

Um dia para celebrar quem doa de si todos os dias

Uma das formas mais conhecidas para exercer nossos deveres como cidadãos é a prática do voluntariado. Comemora-se nesta quarta-feira (5) o Dia Internacional do Voluntário. Um reconhecimento para aqueles que doam um pouco de si todos os dias.

Existem diversas maneiras de fazer um trabalho voluntário: através de grupos (religiosos ou não), instituições, projetos, empresas que tenham atuação social etc. Há também aqueles que decidem oferecer por conta própria algum tipo de ajuda a quem mais precisa.

Quando crianças, todos nós já sonhamos em mudar o mundo de alguma forma. Ao nos tornarmos adultos, entendemos que ser um agente de transformação está nas pequenas atitudes e nas ações que nos propomos a fazer em prol das pessoas menos favorecidas, e da própria sociedade em que vivemos.

Seja por motivos pessoais ou por uma inquietação surgida ao nos depararmos com os problemas sociais, o voluntariado é uma forma de fazer o bem ao outro e a si mesmo. Um bom exemplo disso são as estudantes de Jornalismo da Uninter Leticia Oziecki e Eliana Buratti, voluntárias ativas que atuam em diferentes causas.

Letícia tem apenas 23 anos, mas desde os 10 pratica trabalhos voluntários. A influência veio do pai, que através da empresa onde trabalha se veste de Papai Noel todos os anos e entrega presentes a crianças carentes de diversas instituições. Ela conta que ele a levou em uma das ações e ela adorou. “Desde então, sempre me envolvi em ações. Participei de muitos grupos”, conta.

Atualmente, a estudante atua na Associação Lar Moisés, que acolhe crianças em situação de risco e vulnerabilidade social. “Eu me sinto humana quando estou trabalhando lá. Poder dar amor e carinho para crianças que, mesmo com a pouca idade, já passaram por tantos desafios e dificuldades. Algumas são agressivas, devido ao que elas passaram, mas são crianças incríveis. Eu amo fazer voluntariado”, completa.

Outro exemplo é o de Eliana, supervisora de produção gráfica, trabalha na área há 15 anos. Ela explica que começou a procurar trabalhos voluntários por conta própria. Apesar de não se declarar uma pessoa religiosa, Eliana diz que viveu há cerca de seis anos uma fase muito abençoada em sua vida. Sentindo que precisava fazer mais para agradecer, procurou algo em que pudesse se dedicar ao próximo.

Através de uma colega de trabalho, conheceu a Acridas (Associação Cristã de Assistência Social). Ela descobriu que a ONG ficava perto de onde mora e que precisava de voluntários para o berçário. Eliana se candidatou, fez um curso e, desde então, trabalha pelo período de três horas nos finais de semana. “Ajudo a dar mamadeiras, alimentar, trocar, fazer inalação, além de brincar, dar carinho e colocá-las para dormir”, conta.

“Às vezes estou um pouco triste, cansada ou estressada, mas esqueço tudo nestes momentos com eles. Saio do abrigo com uma sensação de leveza e de que todos os meus problemas são tão pequenos”, destaca ela.

Segundo dados do IBGE, existem cerca de 6,5 milhões de pessoas que fazem trabalhos voluntários no Brasil. Sem receber nada em troca, além da satisfação pessoal, pessoas como Letícia e Eliana estão ajudando a transformar a realidade de um país que tem um quarto da população abaixo da linha da pobreza. Para elas e todas essas outras pessoas, um feliz Dia Internacional do Voluntário!

 

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Jaqueline Deina - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König / Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Pixabay

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *