ESPECIAL ABED

Integrar disciplinas agora é estratégia para um diferencial competitivo no futuro

A interdisciplinariedade é uma estratégia que promove o aprendizado de duas ou mais disciplinas por meio de atividades que as relacionam. Sabe aquele Projeto Laboratorial (PL) que você, como aluno, tem que desenvolver a cada quadrimestre na Uninter? Esse é um exemplo de associação interdisciplinar de campos do conhecimento. Os projetos desenvolvidos procuram relacionar as disciplinas de uma Unidade Temática de Aprendizagem (UTA) para a resolução de um problema, ou seja, são estudos de caso.

O artigo “A interdisciplinariedade na educação à distância superior em cursos de graduação na área da saúde”, desenvolvido por uma equipe de professores da Uninter, foi apresentado no 24º Congresso Internacional ABED de Educação a distância (CIAED), em Florianópolis (SC), ocorrido entre os dias 3 a 7 de outubro.

Os autores da pesquisa são docentes da Escola de Saúde, Biociências, Meio Ambiente e Humanidades da Uninter: Ivana Busato, Izabelle Rodrigues, Ivana Garcia, Vera dos Santos e Rodrigo Berté. Abordar mais de uma disciplina permite a aproximação entre os conteúdos, promovendo a prática profissional durante o curso de graduação e facilitando a solução de casos específicos do cotidiano da profissão.

O estudo foi realizado com 1.614 alunos com acesso a esse tipo de atividade, de três cursos superiores em tecnologia (CST) a distância da Uninter: Gestão Hospitalar, Gestão em Saúde Pública e Gestão da Vigilância em Saúde.

“A pesquisa apresenta novas abordagens para realizar a interdisciplinaridade de unidades curriculares para ensino-aprendizado do ensino superior em cursos na modalidade a distância, aproximando o aluno da vida profissional”, explica Ivana Busato, professora da Uninter.

O estudo avaliou o impacto da interdisciplinariedade para o aprendizado de um conjunto de disciplinas: Comunicação Organizacional e Sistemas de Informação Gerencial (que obteve 100% das respostas corretas); Hotelaria Hospitalar e Marketing Hospitalar (85% das respostas corretas); Gestão de Recursos Humanos e Gestão de Contratos e Convênios em Serviços de Saúde (74% das respostas corretas).

“Os alunos realizaram conexões e demonstraram a capacidade de unir os conhecimentos para elaborar uma solução, [o que] o mercado de trabalho considera importante, pois a interdisciplinaridade no mercado de trabalho é um diferencial competitivo”, concluiu Ivana Busato.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Evandro Tosin – Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König / Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Arquivo pessoal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *