ESPECIAL ABED

A formação e a avaliação de quem irá atender a população

O profissional de serviço social tem um papel muito importante no Brasil. É ele quem leva o Estado até aquelas pessoas que precisam de assistência mas muitas vezes não são capazes de buscá-la por conta própria. Na Uninter, os estudantes deste curso são avaliados também por portfólio, uma modalidade de trabalho que reúne produções diversas feitas durante um período letivo.

Essa metodologia de avaliação foi tema de um projeto de pesquisa apresentado pelas professoras Aurea Davet e Cleci Albiero no Congresso da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), realizado de 4 a 7 de outubro em Florianópolis (SC). A pesquisa, intitulada “Processos Avaliativos no curso de Bacharelado em Serviço Social: o trabalho de portfólio”, tinha como objetivo problematizar a forma em que professores e tutores da Uninter avaliam estes trabalhos.

“O artigo foi embasado em uma pesquisa realizada com os tutores do curso que atuam diariamente nos polos presenciais, designados como tutores orientadores, para sabermos como seria a melhor forma de avaliar os trabalhos dos alunos”, diz Cleci. O trabalho foi apresentado em forma de banner. “O projeto foi muito bem recebido e elogiado pela equipe avaliativa do congresso”, conta ela.

Quarenta e nove tutores e coordenadores do curso responderam a um questionário feito pelas pesquisadoras. Segundo elas, a maioria dos respondentes compreende o portfólio como uma forma de o aluno desenvolver habilidades, bem como sua própria identidade, no meio profissional. Cleci diz que o propósito da pesquisa é aperfeiçoar o sistema de avaliação dos trabalhos feitos pelos alunos, melhorando inclusive o feedback dado a eles.

Com o artigo, as autoras puderam comprovar que o portfólio dá aos alunos a oportunidade para exercitar as práticas profissionais do curso, promovendo o exercício da interdisciplinaridade. Por consequência, esse melhor aprendizado irá se refletir em melhores serviços desses profissionais à sociedade.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Maicon Sutil - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König / Revisão Textual: Jeferson Ferro


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *