Hortas escolares são estratégia para a educação alimentar

Autor: Gabrielly Souza - Estagiária de Jornalismo

Hoje em dia, a maioria das pessoas sabe da importância de uma alimentação saudável, mas nem todo mundo se alimenta de forma adequada. A má alimentação pode muitas vezes ter como consequência diversas doenças, como obesidade, desnutrição e fome, além de afetar diretamente na concentração e na aprendizagem.

O artigo Hortas escolares: construção de uma cultura saudável, produzido por Nunes Vital e publicado na revista Meio Ambiente e Sustentabilidade, uma das sete publicações científicas da Uninter, discute como as escolas podem contribuir para desenvolver hábitos saudáveis de alimentação entre seus alunos por meio de uma horta escolar.

Alimentar-se bem muitas das vezes não é uma tarefa fácil. Escolas que se preocupam em oferecer ajuda para promover uma boa alimentação das crianças têm a oportunidade de ter alunos saudáveis e bem-dispostos. O objetivo da implantação da horta escolar, segundo Vital, além de promover uma alimentação saudável é possibilitar para o aluno diversas atividades pedagógicas, contribuindo para seu processo de aprendizagem.

Uma das doenças causadas pela má alimentação é a obesidade. Pesquisas (ABESO – Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome metabólica) apontam que mais de 50% da população está acima do peso, sendo que entre as crianças o índice estaria em 15%. Em uma criança, os riscos de estar acima do peso podem ser ainda mais preocupantes, causando problemas respiratórios, doenças ortopédicas, colesterol, diabetes e hipertensão. Além disso, a obesidade pode causar doenças mentais, fazendo com que a criança tenha sintomas de depressão, baixa autoestima e acabe se isolando.

Para evitar futuras doenças, é necessário acompanhar constantemente a alimentação das crianças, tanto nas escolas, com ajuda de professores, como em casa, como o apoio da família. Esse acompanhamento pode garantir que o aluno tenha um bom desempenho dentro e fora da escola.

De acordo com o artigo, o Brasil se destaca como um dos países com maior experiência em alimentação dentro das escolas. Desde 1954 vem sendo desenvolvido um programa nacional de alimentação escolar, com o objetivo de atender estudantes carentes.

Vital destaca que as hortas escolares são ferramenta importante para a promoção da boa alimentação na infância, já que os estudantes passam grande parte de seu tempo nesse ambiente. Além disso, as interações realizadas no espaço escolar têm a capacidade de fundamentar hábitos que podem ser levados para a vida toda.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Gabrielly Souza - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Wikimedia Commons/Horta comunitária de Tibagi (PR)


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *