Núcleo de pesquisa projeta coração em 3D para estudantes da saúde

Autor: Matheus Pferl - Estagiário de Jornalismo

A Uninter busca inovar e sempre levar aos seus alunos a melhor experiência dentro do ambiente de ensino, e com esse propósito fundou um Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento (NUPED). Desde o início de seus trabalhos, em 2018, foram realizados diversos projetos que promovem melhorias nos sistemas e materiais de ensino.

O NUPED está ligado à Escola Politécnica e tem como objetivo a pesquisa e o desenvolvimento de tecnologias e inovações que possam agregam valor na metodologia de ensino das disciplinas ofertadas nos cursos da instituição, sendo denominadas como objetos de aprendizagem.

O processo de criação conta com a participação dos professores, propondo esses objetos de aprendizagem, que são submetidos a uma análise da equipe, para definir qual abordagem e tecnologias podem ser utilizadas.

Direcionado aos estudantes da Escola de Saúde, o mais recente projeto finalizado foi o de um coração humano como um modelo 3D, que possibilita aos alunos ter um primeiro contato com as particularidades do órgão. O projeto foi concluído dentro de um mês, incluindo todas as etapas de modelagem, texturização e implementação na engine para as interações.

A equipe responsável pela realização dos projetos do NUPED é coordenada pelo prof. Juliano Mello Pedroso, e é composta por dois programadores, Celso Diogo Nascimento Lidio e Adriano da Conceição Machado, e dois artistas técnicos, Arrison Martins Caetano e Eduardo Schildt.

Dentre os projetos já realizados, podemos citar:

  •  Laboratório de Física Moderna
  • Laboratório de Química
  • Laboratório de Relatividade do Tempo
  • Laboratório de Física Nuclear
  • Jogo Educativo de Lógica de Programação
  • Subestação de Energia

Além do 3D, existem a realidade virtual e a realidade aumentada, termos que são frequentemente usados como sinônimos, mas do ponto de vista de tecnologia e interações existem diferenças em cada tipo de abordagem:

Ambiente 3D: ambiente ou objeto criado para ser exibido em três dimensões em uma tela comum.

Realidade virtual:  É uma tecnologia de interface avançada entre um usuário e o computador. Ela cria, a partir de um sistema computacional, um ambiente 3D mais próximo da realidade da pessoa, com interações mais naturais (efeitos visuais, sonoros e táteis, por exemplo).

As interações dentro do ambiente virtual acontecem com o uso de capacete ou óculos de realidade virtual (óculos VR), luvas e outros dispositivos como mouse, teclado e monitor de vídeo.

Realidade aumentada: A realidade aumentada conecta um ambiente virtual ao ambiente físico por meio de objetos virtuais criados por computador. A tecnologia funciona em tempo real ao usar algum dispositivo com o smartphone.

A realidade aumentada funciona a partir de quatro recursos:

  • Objeto real que servirá para a criação do objeto virtual.
  • Câmera ou outro dispositivo que vai transmitir a imagem do objeto real.
  • Aplicação que fará a leitura do sinal transmitido pela câmera.
  • Dispositivo de saída (smartphone, por exemplo) que vai devolver o sinal e criar o efeito.

 Tanto a realidade virtual quanto a realidade aumentada podem ser usadas em uma única solução ou de forma individual. Mas a realidade virtual depende de vários equipamentos (dispositivo móvel, óculos, monitor, sensores ou projetor) e geralmente é criada dentro de um espaço fechado, enquanto a realidade aumentada pode ser utilizada em qualquer ambiente.

Celso Lidio, programador que coordena os trabalhos de desenvolvimento, ressalta que o núcleo de pesquisa contribui de forma muito significativa para as ferramentas de ensino, tendo uma importância ímpar dentro da instituição: “O Núcleo é um excelente meio para inovar e melhorar a metodologia das aulas proporcionadas pelos professores. Os objetos de aprendizagem desenvolvidos pelo núcleo, por serem de fácil acesso e entendimento para os alunos, agregam muito à aula do professor. Acredito que o núcleo tem potencial para ter uma importância única na grande maioria das disciplinas, explorando cada detalhe necessário para cada uma das escolas da Uninter”, completa.

No NUPED, atualmente, o foco está voltado para o desenvolvimento de projetos de aprendizagem interativos. Isso proporciona um diferencial competitivo para a instituição e se torna um importante aliado que os alunos da Uninter têm na sua formação.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Matheus Pferl - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *