Com pão torrado no micro-ondas, professor da Escola da Educação ganha o 1º Uninter Chef
Autor: Ketlyn Laurindo da Silva - Estagiária de Jornalismo
O prato que conquistou os jurados do 1° Uninter Chef, competição culinária da instituição, foi a receita de tilápia grelhada acompanhada de purê de banana da terra e farofa, preparada pelo professor Bruno Simão, da Escola Superior de Educação, Humanidades e Línguas (ESEHL).
A entrega de excelência contou com um truque de última hora para adaptar a receita de família à realidade da competição. “Minha mãe aumentava a farofa com pãozinho torrado, com pãozinho torrado, também usava talinhos de legumes. Como não tinha amanhecido, eu fui tostando o pão no micro-ondas para deixá-lo mais duro”, conta
E foi a conexão com a história familiar um dos motivos que inspirou o vencedor a participar da competição. “E segundo, foi a vontade de desafiar as minhas próprias habilidades dentro da cozinha”, afirma Bruno.
A final aconteceu no dia 11 de novembro, no campus Divina Providência, em Curitiba (PR). O evento contou com professores do curso de Gastronomia como jurados e a presença do chef Vitor Bourguignon, ganhador do Masterchef A Revanche.
O ponto de partida para a criação da competição foi trazer incentivos aos alunos e colaboradores, descobrir novos talentos, bem como possibilitar um maior alcance do curso de Tecnologia em Gastronomia do centro universitário.
Com a proposta de cozinha afetiva, os competidores fizeram a cocção de pratos que remetessem a uma memória importante. A disputa aconteceu entre quatro finalistas e as receitas apresentadas incluíam: o Hambúrguer de Baozi, feito pela Tatilla Chagas, do departamento de Estúdios Uninter; o Bacalhau à Lagareiro, feito pela coordenadora de cursos da Escola Superior de Saúde Unica (ESSU) Fátima Fernandes; e a Lasanqueca de Espinafre da coordenadora educacional Valéria Gasperin.
Além de atuarem sob a pressão do olhar atento dos jurados, os competidores disputaram contra o relógio e o nervosismo. Bruno compartilha seu maior desafio durante o processo: “Lidar com o tempo e com a pressão de entregar um prato que realmente representasse o meu cuidado com a receita e com a proposta técnica”.
Apesar dos desafios da competição, o prato de Bruno conquistou o primeiro lugar: “Receber esse prêmio com certeza foi uma mistura de alegria, gratidão e realização”, declara o ganhador.
O professor deixa um conselho para os futuros competidores: “Aproveite cada momento, porque é uma experiência muito legal e, mesmo que seja um concurso para amadores, não vá só com o que acha importante, estude e pratique”.
As receitas apresentadas na competição estão disponíveis no perfil da ESSU no Instagram.
Autor: Ketlyn Laurindo da Silva - Estagiária de JornalismoEdição: Larissa Drabeski
Créditos do Fotógrafo: Instagram ESSU





