Histórias do samba potiguar alcançam a literatura

Autor: Natalia Jucoski - estagiária de jornalismo

O samba ganhou outro formato: as páginas do livro “Memórias do samba potiguar”, que conta com uma coleção de crônicas sobre o ritmo. Quem deu o pontapé inicial para o projeto foi Andiara Freitas, escritora, cantora, produtora e graduanda em Música pela Uninter. São 26 histórias contadas por ela e mais 19 autores, com o propósito de valorizar e levar adiante a cultura do Rio Grande do Norte. A produção também tem papel de registro de memórias, já que alguns desses escritores fazem parte do Clube do Samba potiguar, um coletivo que existe desde 2015 com objetivo de abrir espaço para a cultura local.

 

Inicialmente, a ideia seria resgatar as memórias do samba por meio de um documentário, mas a pandemia trouxe dificuldade para a viabilização do projeto. Então, o livro começou a tomar forma através de uma chamada pública para os potiguares que quisessem participar. “Lancei [o edital] no início de 2021 e dei um prazo de aproximadamente seis meses para que os interessados enviassem seus textos por e-mail.”, disse. Depois de selecionadas, as histórias começaram a tomar forma. A Editora Casa de Bonecas foi a responsável por esse trabalho, também fez a capa e diagramação do livro. O jornalista Ciro Pedroza foi o convidado para escrever o prefácio.

 

A publicação foi uma maneira de deixar registradas histórias interessantes de pessoas que tenham alguma relação, direta ou indireta, com o samba da região do Rio Grande do Norte. O lançamento foi no dia 03 de setembro de 2022, no tradicional espaço Estação Cordel, espaço dedicado à cultura popular em Natal no Rio Grande do Norte. O livro custa R$30 e pode ser adquirido entrando em contato com Andiara através de suas redes sociais.

 

Após a concretização o seu primeiro projeto de literatura, ela revela o desejo em dar continuidade ao trabalho. “Espero fazer outras edições e lançá-las na versão e-book”, revela.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Natalia Jucoski - estagiária de jornalismo
Edição: Larissa Drabeski
Créditos do Fotógrafo: Divulgação


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *