As diversas possibilidades do método Pilates

Autor: Leonardo Tulio Rodrigues - estagiário de jornalismo

Regulamentado pelo Conselho Regional de Medicina (CRM), o Pilates se tornou uma das principais ferramentas na área da fisioterapia. Em todos os cantos, são encontradas clínicas e estúdios especializados na prática que busca ajudar as pessoas a aliviar dores e mal-estares físicos.

No entanto, sua origem ocorreu em um momento conturbado da história. Joseph Hubertus Pilates é o nome do criador do método que carrega seu sobrenome. Nascido em 1880 na cidade de Mönchengladbach, na Alemanha, Pilates foi uma criança frágil que, quando adulto, procurava o perfeito equilíbrio entre o corpo e da mente.

Com a eclosão da Primeira Guerra Mundial, em 1914, o governo da Inglaterra emitiu a Lei de Restrições a Estrangeiros, que considerava que todos os cidadãos alemães em território britânico eram inimigos do estado. Na época, Pilates residia na Inglaterra.

De acordo com a escritora britânica e especialista em Arte e Cultura Yosola Olorunshola, Pilates foi um dos primeiros civis a ser detido como prisioneiro de guerra na Grã-Bretanha durante a Primeira Guerra Mundial.

Em 12 de setembro de 1915, Pilates foi levado para o campo de concentração de Knockaloe, onde afirma ter criado o seu sistema de exercícios. Durante seu exilio, Pilates começou a observar os gatos e a analisar atentamente os seus movimentos, percebendo a importância de seus alongamentos para manter a vitalidade.

Inspirado por isso, Pilates começou a desenvolver uma série de exercícios para alongar os músculos humanos, que foram testados em seus colegas detidos, com sucesso. Após a sua libertação em março de 1919, Pilates foi repatriado para a Alemanha e continuou tendo o exercício como sua principal atividade.

Após mais de 100 anos de sua criação, a prática é vista com muito bons olhos por profissionais da área da saúde. Segundo a fisioterapeuta e coordenadora do bacharelado em Fisioterapia da Uninter, Fernanda Cercal, o Pilates é um dos métodos mais completos na atualidade.

Além de trabalhar a musculatura, ele promove a melhora da respiração, da mobilidade e da postura do indivíduo.

“Por trás de todo exercício, existe um plano terapêutico criado com base em uma avaliação bem fundamentada”, explica Fernanda.

Também são destacados benefícios como o aumento da resistência física e mental, melhora da flexibilidade, a diminuição de atrito nas articulações e a expansão da consciência corporal.

O fisioterapeuta Eduardo Rosa explica que a formação em Pilates agrega muito valor ao trabalho de um fisioterapeuta. Além de aplicar o método, o profissional deve fazer com que o paciente entenda por que está fazendo esses exercícios e quais os benefícios advindos da atividade

“Para aqueles que querem a formação, não procurem a formação mais barata e mais rápido. Faça o melhor”, afirma Eduardo, enfatizando a importância de uma boa formação.

Eduardo Rosa e Fernanda Cercal participaram da live “Ampliando possibilidades de atuação do Fisioterapeuta com o Método Pilates”, transmitida pela Escola Superior de Saúde Única da Uninter (ESSU).

Durante a transmissão, os profissionais conversaram sobre a criação do método Pilates e os benefícios da prática. Assista na integra no canal de Youtube da ESSU.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Leonardo Tulio Rodrigues - estagiário de jornalismo
Edição: Larissa Drabeski


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *