Gestão de Saúde Pública: o diagnóstico de uma nota máxima

Autor: Caio Brenner - Estagiário de Jornalismo

Em todas as áreas de prestação de serviços públicos necessita-se de qualificação técnica para melhor atender à população. Na área da saúde, esses requisitos são especialmente importantes, já que profissionais que lidam diretamente com o público têm responsabilidade sobre suas vidas.

A gestão de uma empresa de saúde tem a responsabilidade de coordenar diversos setores como um só organismo, garantindo seu funcionamento harmônico. No entanto, ainda são poucas as oportunidades de formação específica para gestores da saúde.

Pensando nesta carência de mercado de ensino, a Escola de Saúde, Biociências, Meio Ambiente e Humanidades Uninter criou no ano de 2015 o curso de Gestão de Saúde Pública.

O curso foi o primeiro neste segmento a ser implantado no Brasil, contemplando uma sólida formação para gestão, aliada a conhecimentos da organização e funcionamento de empresas, além de estudos sobre as bases legais desse serviço.

Para confirmar a qualidade deste curso no âmbito da saúde, em maio deste ano ele foi avaliado por técnicos enviados pelo Ministério da Educação e recebeu nota 5, pontuação máxima, mostrando a dedicação dos profissionais da Uninter em produzir um material de estudo acima da média, assim como novas práticas relevantes para o setor.

Durante a visita da comissão de avaliação, que ocorreu no período de 19 a 21/05, os avaliadores revisaram a organização didático-pedagógica do curso, o corpo docente e as instalações físicas e acadêmicas. Além disso, avaliaram se os conteúdos trabalhados ao longo do curso garantem a identidade da formação do perfil profissional do aluno.

A coordenadora do curso, Ivana Maria Saes Busato, fala sobre esta grande conquista do grupo e explica como alcançar este nível. “Um curso alcança nota cinco quando temos alinhados os processos e princípios institucionais com participação efetiva da comunidade acadêmica (docentes, discentes, tutoria e coordenação) na elaboração da matriz curricular, seus métodos pedagógicos e pressupostos pedagógicos institucionais”, diz Ivana.

Com a matriz curricular de 2.072 horas para formação de um profissional em Gestão de Saúde Pública, o curso trabalha temas como o conhecimento de recursos, tecnologias e pessoas, conhecimentos de administração e de processos, planejamento financeiro e de qualidade. Possibilita também a atuação em diversos cargos, como gerência, coordenação, chefia e direção de serviços de saúde públicos, visando à atuação na organização e implantação de projetos para a área.

O curso também busca formar pesquisadores (seja na área acadêmica ou não acadêmica) capazes de analisar e formular políticas públicas e suas relações com os órgãos de saúde, com uma atitude investigativa e inovadora.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Caio Brenner - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Pixabay


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *