Gestão da qualidade e digitalização no agronegócio

Autor: Flávio Ducatti - Estagiário de Jornalismo

O agronegócio é tudo o que se refere à agropecuária em todos os serviços e segmentos, abrangendo boa parte da economia brasileira. A estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) é que a safra 2021/2022 ultrapasse 270 milhões de toneladas, um crescimento de 6,7% em relação à temporada anterior. Em 2020, a produção do agronegócio representou 27% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro, equivalente a 1,38 trilhão de reais.

A alta demanda e oferta de bens e serviços do setor o torna um dos que mais gera empregos no mundo. De acordo com a Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o agronegócio brasileiro registrou abertura de mais de 61 mil vagas de trabalho ao longo de 2020, o melhor resultado na criação de empregos no setor em 10 anos. Mesmo em período de pandemia, o setor, no Brasil, é o quarto na exportação mundial, importante também para a economia mundial.

O agronegócio, porém, não está ligado somente ao campo, com uma cadeia de setores e indústrias que dão suporte aos agricultores. Segundo a agrônoma Lorena Rando, o ideal é ter uma competitividade para buscar sempre a melhor eficiência e o melhor rendimento nas lavouras.

“O mundo digital vem entrando muito com isso, a digitalização vem crescendo e incentivando muito para que a gente consiga fazer uma melhor gestão e administração [no agronegócio]”, diz.

As tecnologias vêm para auxiliar os agricultores, como plataformas em que os produtores conseguem ter uma programação das visitas a campo e um diagnóstico do que acontece no campo, auxiliando nas tomadas de decisões. Como é um dos setores que mais cresce, qualquer decisão errada pode causar uma perda significativa.

“Cada dia a mais a gente vem se qualificando e buscando tomar melhores decisões para que dessa forma consigamos ter o melhor rendimento e uma melhor qualidade também das nossas lavouras e nossas produções”, explica Lorena.

Um dos pontos positivos da digitalização nas lavouras é a melhor gestão do negócio, resultando em economia de produtos, mão de obra e um melhor controle de estoque. Com a tecnologia, os produtores conseguem ter um melhor planejamento e, consequentemente, uma melhor execução.

O tema foi apresentado no programa Meia Hora de Qualidade, da Rádio Uninter, com mediação de Edvaldo Rando Junior. Confira a transmissão na íntegra neste link.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Flávio Ducatti - Estagiário de Jornalismo
Edição: Arthur Salles - Assistente de Comunicação Acadêmica
Créditos do Fotógrafo: Hannah L. Myers/Pixabay e reprodução YouTube


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *