Procrastinação pode ser sinal de depressão e outras doenças

Autor: Gustavo Henrique Leal - Estagiário de Jornalismo

Você já deve ter procrastinado em algum momento. A procrastinação é algo muito presente em nossas vidas, consistindo em deixar para depois aquilo que sabemos que precisamos fazer imediatamente. A ação, porém, é acompanhada de uma sensação ruim, de tristeza, algo desconfortável, o que leva algumas pessoas a acharem que são preguiçosas e também a se sentirem ainda mais culpadas. Nos últimos anos, com a pandemia, a procrastinação aumentou e passou a ser percebida como um possível indício de algum quadro ou doença que nem percebemos.

“Quanto mais coisas você tem pra fazer, quanto mais metas você tem pra alcançar e você procrastina, mais a sensação de vazio, de incompetência, algo que beira o desamparo. Parece que alguém tem que vir preencher o vazio em nós”, comenta a especialista em terapia comportamental Lauriceia Souza.

As procrastinações podem ser observadas na culpa e na falta de energia. Pessoas que são preguiçosas geralmente não sentem culpa. “Quem tem preguiça não precisa de inimigo, porque o preguiçoso nem projeto ele faz. Se ele tem o compromisso de ir pra academia, foi porque alguém foi lá e matriculou ele e disse ‘você vai para a academia’”, afirma a psicóloga.

Já a baixa energia pode ser relacionada a doenças como depressão ou ansiedade. “Você vai saber que está entrando numa depressão quando você procrastina mas não sente culpa. Você olha o que tem para fazer só que não tem energia para tanto. É normalmente uma frustração por não ter conseguido alguma coisa que lutou muito e acabou não dando certo por causa de coisas externas”, complementa a especialista em transtornos depressivos e as relações com o trabalho.

A pandemia impulsionou a procrastinação por causa do medo. As pessoas passaram pelo ápice de uma doença contagiosa e de um severo isolamento social. Corpo e mente paralisaram automaticamente buscando poupar energia e evitar coisas piores, como um AVC, por exemplo. Essa procrastinação causada pelo medo da pandemia é mais ligada ao fato de deprimir, a pessoa deprime e em sequência paralisa o que está fazendo. A procrastinação pode ainda ser um sintoma como disfunção química do TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade), que pode ser diagnosticada com alguma avaliação neuropsicológica.

O programa Talento em Foco sobre procrastinação foi ao ar na Rádio Uninter em 6 de junho de 2022 e pode ser conferido neste link.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Gustavo Henrique Leal - Estagiário de Jornalismo
Edição: Arthur Salles - Assistente de Comunicação Acadêmica
Créditos do Fotógrafo: Pixabay e reprodução YouTube


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *