Polos da Uninter apoiam evento sobre Empregabilidade em Mafra

Autor: Izadora Alves Lopes - estagiária de jornalismo

A colocação no mercado de trabalho é um desafio, especialmente para jovens em busca da primeira experiência profissional. No Brasil, 12,3 milhões de jovens não estudam nem trabalham, segundo o I Dados. É a chamada Geração Nem-Nem, que traduz a dificuldade enfrentada pelas novas gerações para se inserirem no setor produtivo.

A fim de incentivar o desenvolvimento de carreiras e contribuir para o ingresso no mercado de trabalho, foi realizado o primeiro workshop da empregabilidade em Mafra (SC), no dia 09 de junho de 2022.

O Sistema Nacional de Empregos (SINE) e empresa de integração profissional Talentos, contaram com a parceria da Prefeitura Municipal e da Associação Empresarial de Mafra (ACIM), da agência de informações Riomaframix e do banco comercial cooperativo Sicoob. O evento contou com palestras orientativas, realizadas por polos de apoio da Uninter de Curitiba (PR), Rio Negro (PR) e Mafra (SC).

Para iniciar o evento, a primeira palestra foi ministrada pela gestora dos polos de Rio Negro (PR) e Mafra (SC) Gicele Wormsbecher, que falou sobre a Geração Nem-Nem. O tema abriu a discussão sobre a realidade dos jovens que ao buscarem uma oportunidade profissional, acabam se deparando com a crise. Este impacto econômico afeta diretamente a contratação, desvalorizando a produtividade do novo profissional recém-formado com uma baixa remuneração.

A segunda palestra foi realizada pelo veículo de informações Riomaframix, que trouxe o debate sobre como escrever currículos e como se portar em entrevistas. Como terceira palestra, a Uninter Curitiba, foi representada pelos coordenadores de cursos técnicos, Fernando Eduardo Kerschbaumer e Elaine Cristina Hobmeir. O assunto trabalhado com os participantes foi a formação para o mercado de trabalho, voltada para cursos profissionalizantes, cursos técnicos e superiores. Para finalizar, a temática apresentada pelo banco Sicoob foi sobre cooperativismo.

Gicele que coordena e promove ações nos polos da Uninter, comenta que, muitas vezes, a falta de conhecimento acaba resultando em candidatos despreparados profissionalmente. Para mudar este cenário, a instituição incentiva o aluno a ampliar seus horizontes, através dos cursos e palestras gratuitas promovidas com frequência pelos polos. “Às vezes, educamos as pessoas para serem somente colaboradores dos outros. A nossa proposta com este evento é de mostrar que eles podem ser empreendedores do próprio negócio”, afirma a gestora.

E para concretizar a missão do workshop de empregabilidade, os participantes tiveram a oportunidade de realizar seus cadastros para estágios e empregos por meio do Sine.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Izadora Alves Lopes - estagiária de jornalismo
Edição: Larissa Drabeski


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *