Projeto Mobiliza capacita organizações sociais e forma primeira turma de mentores para o terceiro setor do Brasil

Autor: Nayara Rosolen - jornalista

Nos últimos dois anos houve um crescimento de 5% das Organizações da Sociedade Civil (OSC) no Brasil, contabilizando mais de 815 mil instituições, sendo quase 50 mil apenas no Paraná. Mais de 5,5 mil municípios brasileiros possuem pelo menos uma OSC. No entanto, a pandemia também potencializou alguns desafios já existentes, como a dependência do apoio financeiro do poder público.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Programa Impulso, do Instituto GRPCOM, 35% das organizações estavam prestes a fechar as portas em 2020. No mesmo ano, as verbas públicas representavam 25% do orçamento das OSC. Já em 2022, esse índice saltou para 38%. Os dados evidenciam a importância de diversificação da renda e da necessidade de que as OSC se capacitem principalmente para a captação de recursos e uma sustentabilidade financeira que consiga gerar impacto para o qual ela existe.

Pensando nestes desafios enfrentados, o Instituto IBGPEX, braço socioambiental da Uninter, em parceria com o IGRPCOM e a Fundação Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), realizam o Projeto Mobiliza, uma capacitação para OSC com viés de gestão e de comunicação voltada para a captação de recursos.

A gerente de projetos sociais do IBGPEX, Rosemary Suzuki, conta que a parceria surgiu a partir de diálogos com a superintendente do IGRPCOM, Ana Gabriela Borges. O projeto partiu da ciência e do impacto sentido por toda a questão da covid, “de ter percebido o quanto toda essa pandemia foi prejudicial para as organizações sociais que já vinham de um histórico difícil”.

“Nosso coração é das OSC, a gente sempre trabalho juntas nessa questão de levar a profissionalização para as organizações sociais”, salienta Rosemary.

“Não é só ter estratégia de captação, se você não comunica bem a sua causa, não vende bem a tua imagem, não tem uma boa reputação, transparência na sua prestação de contas, não faz uma boa gestão desses recursos, não tem um planejamento estratégico, com parcerias estratégicas, isso tudo vai dificultando a captação de recursos”, explica Ana Gabriela.

A capacitação acontece em dois momentos. O primeiro presencial, nos estúdios da RPC TV, em Curitiba (PR), sobre comunicação. E na segunda etapa, os representantes das OSC realizam atividades online por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Uninter, com módulos sobre gestão estratégica, sustentabilidade financeira e transparência e reputação.

Quase 70 OSC paranaenses foram inscritas e 22 selecionadas para participar do programa que acontece durante todo o mês de agosto.

Primeiro curso de mentores para o Terceiro Setor do Brasil

Após todo o processo do programa, as OSC ainda poderão contar com um mentor durante dois meses.  Para isso, foi formada a primeira turma de mentores para Organizações da Sociedade Civil do Brasil. Cerca de 60 pessoas participaram da capacitação, que aconteceu nos dias 22 e 23 de julho de 2022, presencial no campus Garcez da Uninter e também em transmissão virtual simultânea. O curso de mentores foi ministrado por Eduardo Bortoleto, do PTI.

“O PTI tem uma grande experiência no desenvolvimento e na aceleração de startups e a gente sempre trabalha pensando em trazer inovação também para as organizações sociais. Porque trabalhar com OSC é pensar em pouco recurso, muita criatividade e muita vontade de fazer. Sabendo de todo esse conjunto de dificuldades das organizações e o quanto precisam escalar e escalar muito rápido, porque as necessidades também crescem muito rápido e aparecem do dia para a noite, nós nos inspiramos muito também nessa cultura de startups para trazer esse projeto”, explica Rosemary.

Rosemary e Ana Gabriela apresentaram mais sobre o Projeto Mobiliza no programa Impacto e Propósito, transmitido pela Rádio Uninter no dia 28 de julho. A edição, apresentada pela analista de marketing do IBGPEX, Poliana Almeida, está disponível para livre acesso neste link.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Nayara Rosolen - jornalista
Edição: Larissa Drabeski


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *