IDENTIDADE JOVEM

Gabriel dá a letra de como viajar de graça. E ainda produz arte

Muitos jovens carregam o desejo de viajar e ampliar os horizontes, construir memórias, conhecer pessoas e, quem sabe, viver grandes aventuras. Para que esse desejo se concretize, planejamento é algo essencial. Mas, para além disso, aos que têm impossibilidade financeira, programas sociais têm contribuído para que pessoas ultrapassem as fronteiras de seus municípios e estados.

Estudante de Jornalismo da Uninter, Gabriel Bukalowski teve a oportunidade de viajar para o estado de Alagoas sem pagar nada pelo transporte. No curto período de férias no último mês de maio, Gabriel passou oito dias conhecendo as praias paradisíacas de Alagoas. Foi através do programa social Identidade Jovem, ou ID Jovem, que o estudante realizou esta e outras três viagens, para Santos (SP), Picarras (SC) e Penha (SC).

“A primeira coisa importante é ter um planejamento e ter positividade, pensando que vai dar certo, porque é um desafio muito grande”, diz o estudante, que começou a organizar a viagem com um mês de antecedência. Para ele, quanto mais pessoas utilizarem o ID Jovem, mais benefícios podem ser ofertados.

Como fazer a carteirinha

O ID Jovem é um documento que possibilita passagens gratuitas ou com 50% de desconto, para comboio ferroviário ou embarcação do serviço convencional de transporte interestadual de passageiros. Pela lei, esses transportes devem ofertar duas passagens gratuitas e, caso estas sejam preenchidas, devem dispor de outras duas com 50% de desconto.

Ao apresentar a “carteirinha” também é possível ter acesso a benefícios como meia-entrada em eventos culturais e esportivos. Para fazer o documento, é necessário comparecer ao CRAS mais próximo com a documentação solicitada no site do programa. Podem participar pessoas com idade entre 15 e 29 anos.

 Lançado em 2016, o ID Jovem proporciona mais acesso aos direitos garantidos pelo Estatuto da Juventude, Lei nº 12.852/2013.

Por três motivos, do Paraná a Alagoas

Além da paixão por conhecer lugares novos, o que levou Gabriel à região Nordeste do país foi um projeto pessoal. O estudante, que também é fotógrafo, tem um blog de viagens, onde posta fotografias e escreve sobre os lugares que visita, quase sempre levantando questões históricas das localidades. “Os passeios turísticos, as parcerias, tanto o hotel como restaurante… eu pude gerar conteúdo e ter uma experiência comigo mesmo ”, comenta o estudante, que usou como moeda de troca fotografia.

A princípio, sua viagem mais recente seria apenas para Maceió, mas acabou se estendendo por todo o litoral do estado de Alagoas, da divisa com Pernambuco à divisa com Sergipe. “É uma experiência que ninguém tira da gente. É algo bem investido”, comenta Gabriel sobre as viagens.

Para o acadêmico, seu olhar sobre a sociedade mudou ao conhecer outras culturas e ver o grande contraste entre Sul, Sudeste e Nordeste. “Percebi o quanto o Brasil é grande e deve ser explorado. É isso que trago de cada viagem: o conhecimento, muita emoção e entendimento sobre outras culturas”.

Veja na galeria de fotos as imagens incríveis produzidas por Gabriel Bukalowski em sua viagem pelo estado de Alagoas.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Letícia Costa – Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Gabriel Bukalowski - Estagiário de Jornalismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *