COMUNICAÇÃO

Portal Mediação Uninter é eleito a melhor agência experimental de notícias do Sul do Brasil

O portal de notícias Mediação foi eleito como a melhor agência experimental de jornalismo do Sul do Brasil. O anúncio foi feito durante o Intercom Sul 2018, o maior congresso de comunicação da região Sul, realizado de 31 de junho a 1º de julho na cidade de Cascavel (PR), no Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz (FAG). O portal é produzidos por alunos de Jornalismo da Uninter sob a supervisão do coordenador do curso, Guilherme Carvalho.

O encontro reuniu professores e estudantes de jornalismo e de publicidade e propaganda de universidades do Paraná, de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A Uninter bancou a hospedagem e o transporte em ônibus próprio de três professores e 33 estudantes que participaram do evento.

Com o tema “Desigualdades, Gêneros e Comunicação”, estudantes e profissionais de comunicação apresentaram trabalhos acadêmicos e o que está sendo desenvolvido no ensino superior, promovendo a troca de experiências e o levantamento de questões importantes em uma sociedade conectada.

Da Uninter, foram aprovados 19 produtos no Expocom e 13 trabalhos no Intercom Jr. A diretora da regional Sul do Intercom, Cristiane Finger, destacou que Cascavel foi o grande palco de conhecimento e esse é um início promissor da carreira dos estudantes.

Na volta a Curitiba, toda a equipe do Mediação se reuniu com o reitor da Uninter, Benhur Gaio, para apresentar o troféu da conquista. Aproveitaram ainda para agradecer o apoio da instituição, que todos os anos tem custeado o transporte e a hospedagem dos alunos e professores que participam do Intercom Sul.

Trabalho coletivo

“Foi minha primeira apresentação [Intercom], novos olhares, uma grande experiência de estar com os alunos e professores, a expectativa de mostrar um bom trabalho, mais ainda pelo resultado”, explicou Douglas Miranda, aluno de jornalismo na Uninter que representou o portal Mediação durante o evento.

Douglas explica que há uma equipe de estagiários e estudantes voluntários no portal de notícias, além de vários professores que atuam diariamente orientando nas produções. Os alunos do curso de Jornalismo produzem materiais nas disciplinas ou voluntariamente, e os conteúdos são publicados no portal.

A qualidade dos produtos desenvolvidos fez toda a diferença. “O mérito é o conjunto da obra, não só pela apresentação, mas pelo trabalho que o Mediação fez ao longo do tempo”, diz Douglas. A excelência do material produzido fez com que o Mediação fosse escolhido como a melhor agência experimental da região Sul.

 

A importância do Intercom

Quase 500 km separam Curitiba e Cascavel, e cerca seis horas e meia de viagem pela BR-277. Três professores acompanharam os alunos no congresso regional: o coordenador de Publicidade e Propaganda, Alexandre Correia, Ana Heck e Silvia Valim.

“Nosso objetivo é fazer com que os alunos comecem a pensar desde cedo na pesquisa como algo imprescindível para a sus vida profissional. O Intercom é o congresso mais importante em pesquisa na comunicação, é a base para quem quer se tornar pesquisador”, explica Alexandre. Por isso, a iniciação científica é um dos pilares nos cursos de comunicação da Uninter.

Silvia Valim apresentou a oficina “Telejornalismo Literário: Entre a literatura, o cinema, a fotografia e o jornalismo”. Ela explica que o jornalismo literário tem a possibilidade de transformar socialmente de alguma forma, garantindo a profundidade do tema, com humanização e subjetividade, ampliando o olhar para o mundo. Sílvia ainda fez parte da discussão de jornalismo alternativo. A docente Ana Heck, realizou a oficina “Publicidade e gênero: o fenômeno de femvertising” e também contribuiu com a organização da viagem.

“Não parem. Esse é só um primeiro passo”, estimula Alexandre. Pesquisar, escrever e conhecer. Nem que seja preciso ultrapassar os muros de concreto e conhecer novos lugares e pessoas. É preciso de alma e coração para narrar histórias. Na busca de se comunicar com os outros.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Evandro Tosin – Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Evandro Tosin, Jaqueline Deina e Kevin Capobianco

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *