Família se une em missão solidária na Ilha de Marajó

Autor: Evandro Tosin – Assistente de Comunicação Acadêmica

Afuá é uma cidade linda e única, situada num dos extremos da Ilha de Marajó, no delta do Amazonas. Banhada por três rios, a vazão das águas rendeu a ela o apelido de Veneza Marajoara. Tanta beleza, no entanto, esconde alguns dos piores índices de desenvolvimento humano e educacional do país. Neste cenário cercado de casas de palafita, onde carros são proibidos e as bicicletas reinam, a solidariedade desponta com todo o seu vigor.

Afuá é o lugar em que uma família se uniu no propósito cristão de ajudar a quem mais precisa. À frente da missão, o casal de pastores Marcelo e Maria Helena Tavares colhe os bons frutos do trabalho voluntário das filhas, Tâmara Priscilla, de 28 anos, e Vera Lúcia, de 21. Membros da Primeira Igreja Batista de Língua Portuguesa de Nova Jersey, fundada em 1993 por imigrantes brasileiros nos Estados Unidos, acabaram parando em Afuá.

A PIB Church Of The City, como é denominada, encampou em 2015 as atividades do Centro de Apoio à Família (CAF), que durante sete anos vinha sendo mantido pelos moradores locais. Tâmara coordena as ações sociais do CAF, tendo a irmã como fiel escudeira. A missão é desafiadora numa cidade de 40 mil habitantes cujo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), de 0,489, está entre os mais baixos do Brasil.

No momento, 102 crianças são atendidas pelo CAF. Entre as ações assistenciais desenvolvidas estão de reforço escolar, ensino bíblico, atividades esportivas, de leitura e brinquedoteca. Cada criança recebe duas refeições diárias. Na maioria das vezes, essas são as únicas refeições que elas fazem no dia.

Vera Lúcia se dedica à área administrativa do CAF, cuida do orçamento, compra brinquedos e alimentos, organiza as doações. “Muitas crianças e adolescentes daqui da região Norte passam por dificuldades e esperam o final de ano para ganhar um presente de Natal”, ela diz. Por isso, se empenha na organização e divulgação das ações solidárias. Aos 17 anos, decidiu cursar administração para trabalhar com projetos sociais e ajudar as pessoas. “No futuro, quero criar um projeto social”.

Vera Lúcia tem colocado em prática o aprendizado adquirido no curso de Administração na modalidade a distância, no polo da Uninter em Afuá. No projeto ela desenvolve habilidades e competências necessárias à carreira de administradora, como o planejamento, a responsabilidade social, o monitoramento da marca, marketing e aspectos financeiros em organizações não-governamentais. Além dos conhecimentos em recursos humanos, já que os participantes são voluntários.

Missão em família

A família Tavares é natural de João Pessoa (PB) e em 2014 se mudou para Afuá na missão cristã da PIB Church Of The City. Em 2016, foram morar em Campina Grande do Sul (PR) para ampliar os estudos da Bíblia e realizar missões em solo paranaense. Dois anos depois, retornaram para Afuá. Ali, Tâmara iniciou sua licenciatura em Pedagogia na Uninter.

Aos 15 anos, Tâmara assistiu ao filme Incondicional, longa-metragem dirigido por Brent McCorkle que retrata história de uma norte-americana em missões na África. No dia seguinte, Tâmara foi convidada para uma viagem de 10 dias em Afuá. Foi sua primeira vez na cidade das bicicletas. Ficou impactada com carinho das crianças, mas sobretudo com a realidade social dos afuaenses.

Tâmara sempre sonhou em cursar estética e cosmética para ser maquiadora, já que a mãe trabalhava com aluguel de vestidos de noivas. Ela chegou a iniciar o curso, mas acabou trancando por causa das viagens da família. Junto com a mãe, ficou encantada ao conhecer a rua das noivas na cidade de São Paulo. Mas a vontade de estar em sala de aula e seguir a missão foi maior.

Ela também já havia suspendido o curso de pedagogia em uma universidade pública. Para dar continuidade ao curso, em 2019 fez a matrícula em licenciatura em Pedagogia na Uninter, na modalidade a distância. A expectativa é de que esteja formada em 2022, do mesmo modo que a irmã caçula. Até lá, já vem colocando em prática o que tem aprendido nas aulas.

“Podemos observar o desenvolvimento das crianças através do auxílio do reforço escolar, e também vemos a transformação do carácter delas através dos ensinamentos dos princípios bíblicos. Também buscamos amenizar a fome dessas crianças tão carentes oferecendo alimento, acreditando que tudo isso vai trazer um grande impacto na vida delas”, explica Tâmara.

Esse trabalho voluntário pode promover um impacto positivo para esta geração que começa a vida escolar. Em 2019, Afuá atingiu média de 3,5 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que considera os anos iniciais do ensino fundamental. Ocupa o fim da fila no ranking brasileiro, a posição 5.382º entre as 5.570 municípios do país. Já no Pará, aparece na 133º colocação entre os 144 municípios do estado.

Como ajudar?

Neste ano, pela sexta vez o CAF lança sua campanha de Natal. O objetivo é arrecadar pelo menos 150 brinquedos e 120 cestas básicas. As doações serão entregues no dia 21 de dezembro para as crianças de Afuá, e principalmente para ribeirinhos do Rio Curupaxi. É possível contribuir com a ação até 15 de dezembro. Basta entrar em contato pelo telefone (91) 99132-2298.

Até o momento, foram arrecadados 70 brinquedos. Com isso, as missionárias da família Tavares estão contribuindo para reduzir a pobreza – este é um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estipulados pela Organização das Nações Unidas (ONU) na Agenda 2030.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Evandro Tosin – Assistente de Comunicação Acadêmica
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Arquivo pessoal Vera Lúcia Tavares


2 thoughts on “Família se une em missão solidária na Ilha de Marajó

  1. Bom dia confesso que a região me chamou a atenção depois que a Aymee Rocha cantou uma música que falava do evangelho de fariseus, citando a Ilha de Marajó, então resolvi entrar no google e procurar se alguma igreja ou organização não governamental estava fazendo algum trabalho na região, então descobri vocês. Li sobre vocês e me identifiquei com a atividade de vocês, já fiz muito trabalho evangelistico na antiga penitenciária do Carandiru, com famílias em situação de separação, com drogados, fiz 3 cursos no denarc SP, e em comunidade carentes.
    Sou de São Paulo, minha filha mais velha está concluindo mestrado em Teologia e fez capelania.
    Vocês recebem todo tipo de doação; material e financeiro?
    Vou adicionar vocês no whatsapp.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *