Alunos do polo Rio Negro apresentam trabalhos no 16º Enfoc

Autor: Leonardo Tulio Rodrigues – Estagiário de Jornalismo

 

Três alunos do polo da Uninter de Rio Negro (PR) participaram do XV Enfoc (Encontro de Iniciação Científica e Fórum Científico), programa institucional de bolsa de iniciação à docência que ocorreu de 18 a 20 de novembro.

Com o evento acontecendo de maneira online, devido às circunstâncias sanitárias, Edson Ricardo Hirt, do curso de Ciências Biológicas, e Adriano Wolf e Diego Thimóteo Pereira, ambos de Engenharia de Produção, foram responsáveis por apresentar cinco trabalhos de pesquisa. Com a orientação do professor Ederson Witt, da Área de Exatas, os alunos desenvolveram trabalhos de pesquisa sobre temas relacionados à saúde, engenharia e meio ambiente. São eles:

  • A produção de novas vacinas contra a febre amarela no Brasil;
  • A importância do sequestro de carbono;
  • O processo de logística reversa de baterias automotivas;
  • Dengue, uma doença emergente perigosa;
  • A cadeia de suprimentos e suas engrenagens.

Os trabalhos foram submetidos a uma análise no mês de julho e escolhidos para serem apresentados durante o evento. “Temos orgulho de participarmos de eventos voltados à pesquisa”, destaca o professor-orientador.

Para a diretora do polo, Gicele Wormsbecher, fomentar a pesquisa e iniciação cientifica faz parte da formação de recursos humanos qualificados para a pesquisa, em todas as áreas do conhecimento. “Saber que temos nossos estudantes participando de um evento de grande porte na área acadêmico-cientifica é motivo de comemoração e faz com que estes alunos se tornem exemplos para os demais colegas”, conclui.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Leonardo Tulio Rodrigues – Estagiário de Jornalismo
Créditos do Fotógrafo: Pixabay


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *