Existe espiritualidade fora das religiões?

Autor: Vitor Diniz - Estagiário de Jornalismo

O Brasil é um estado laico, ou seja, é um país que separa as crenças religiosas de suas decisões políticas, pelo menos na teoria. Mesmo não tendo religião, não frequentando nenhuma igreja ou templo religioso, as pessoas podem viver uma espiritualidade. “Espiritualidade laica” foi o tema do programa Atualidades da Educação, da rádio Uninter, no dia 06.abr.2021.

O apresentador do programa, professor Alvino Moser, é docente do Mestrado em Educação e Novas Tecnologias da Uninter. Nessa edição, os convidados especiais foram o professor e frei capuchinho Sidney Damásio Machado, do Instituto de Teologia Claretiano de Curitiba (PR), e o professor da Escola Superior de Educação (ESE) da Uninter Luís Fernando Lopes.

Alvino Moser citou o filósofo Luc Ferry, que define em suas obras a espiritualidade laica como a “espiritualidade fora da religião”, ou “espiritualidade sem Deus”. “Temos, como exemplos, as espiritualidades budistas do oriente, a espiritualidade dos gregos, que eram espiritualistas sem falar de Deus, sem falar da religião em si”, explica.

Durante o programa, Moser trouxe para o centro do debate as questões da ética, que pode ser vividas dentro e fora das religiões, as diferentes maneiras de encarar a morte, por religiosos e ateus, e todos os valores que podem ser vividos dentro de uma espiritualidade, esteja ela ligada ou não às religiões.

Sidney Machado destacou a importância de compreendermos que a palavra ‘espiritualidade’ de maneira geral é entendida de forma reducionista, pois tendemos a pensar na espiritualidade como se fosse uma disciplina relacionada exclusivamente ao transcendente, ligada a Deus, ou aos deuses. “Alguns filósofos chamam a nossa atenção para o fato de que existem dimensões espirituais no homem não conectadas necessariamente ao aspecto de um deus transcendente, ou de uma divindade”, disse.

Segundo o frei, a aptidão pela arte e beleza apontam um aspecto espiritual do ser humano, sem que necessariamente seja evocada a situação de relacionamento com Deus. “Um ponto positivo é que, independente do fato de crermos ou não em uma divindade, isso não nos impede de perceber que o ser humano tem uma dimensão espiritual e que precisa ser cultivada, uma dimensão ligada a valores elevados, como o amor, a bondade, a justiça, o cultivo da beleza, da arte, e da busca de um mundo que seja melhor, com justiça e igualdade social”, afirma.

Moser citou como exemplo de espiritualidade o filósofo francês Jean Paul Sartre, que era um homem bastante generoso. “Sartre era um escritor que tinha muitos livros publicados, e deu aos pobres todo o dinheiro que ganhou com seus livros. Portanto, era muito mais generoso do que muitos religiosos”, afirma.

Luís falou sobre a morte na espiritualidade como algo que trata da finitude do ser humano, e enfatizou que a filosofia contribui para que as pessoas tenham sabedoria. “A espiritualidade é alicerçada em uma vida que contempla a filosofia e a sabedoria”, disse.

Para o professor do mestrado, durante a pandemia muitos perderam o poder aquisitivo, os pobres ficaram mais pobres e os ricos ficaram mais ricos. “Os alimentos são commodities, os preços subiram muito na pandemia, e muitos de nós perdemos 20% do poder aquisitivo. Que espécie de avanço é esse? Isso é fruto do egoísmo e individualismo de algumas pessoas, isso é falta de espiritualidade”, afirmou Moser.

O programa completo continua disponível em formato podcast no site da Rádio Uninter ou em vídeo na página no Facebook.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Vitor Diniz - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: James Chan/Pixabay


4 thoughts on “Existe espiritualidade fora das religiões?

  1. O negacionismo de Deus é o que tem levado a civilização a um declínio moral e ético sem precedentes. Sem Deus o ser humano é um mero acaso sem propósito e sem destino. A cultura hedonista do EU quer promover a espiritualidade vazia(sem Deus). Sugiro que todas as pessoas mergulhem no novo testamento para deixarem de serem enganadas seja pela cultura, pela mídia, pela universidade ou pelas religiões. Questione a existência de Deus no seu interior. Você o encontrará e a sua vida não será mais a mesma! Do seu interior fluirão rios de águas vivas e você será curado, liberto e viverá a plenitude do espírito.

    1. Você pode substituir a palavra “Deus” por “espiritualidade” e seguir a religião que te traz essa plenitude sem diminuir outras formas de fazer a vida ter sentido.

    2. A minha espiritualidade não é vazia, é cheia de mim. Eu sou a minha própria Deusa. Não sei se você leu o que foi escrito no texto e simplesmente descartou tudo porque está tão envolto na sua verdade que exclui todas as possibilidades de ser no mundo ou se simplesmente leu o título e comentou porque está tão envolto na sua verdade que exclui todas as possibilidades de ser no mundo. Não sei. De toda a forma você se volta às coisas mesmas.

  2. Maycon, devemos unir e não segregar se buscas a paz e a inclusão. Muito já fizeram horrores inclusive em nome de Deus. A questão é o ser humano. Bom dia a todas e todos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *