Programa Sextoooouuuu nas Exatas está de cara nova

Há algum tempo as redes sociais têm sido utilizadas por professores e diferentes profissionais da Educação para aproximarem estudantes de alguns conteúdos curriculares. Em cursos de graduação à distância, as possibilidades de disponibilizar conteúdos, bem como de interagir com os estudantes de maneira síncrona foi identificada como algo que poderia agregar valor à formação dos graduandos.

Vislumbrando essas possibilidades, no dia 14 de setembro de 2017 os professores dos cursos de licenciatura e de bacharelado em Matemática da Uninter realizaram a primeira live via página do curso na rede social Facebook, conforme publicado por Elias, Martinelli, Martinelli e Prus nos Anais do I Congresso Humanitas: Educação, que aconteceu em 2018. Desde essa primeira live, os estudantes já se mostraram interessados pela possibilidade de interagir de maneira imediata com seus docentes, totalizando 1,5 mil visualizações para essa ação.

Diante disso, a diretora da Escola Superior de Educação, professora-doutora Dinamara Pereira Machado, o coordenador dos cursos da área das Exatas, professor-mestre Paulo Martinelli e, os professores da área perceberam a possibilidade e necessidade de tornar essa ação em uma atividade ofertada de maneira frequente, com ministração de aulas relacionadas ao currículo dos estudantes.

Com o passar dos anos, essa ação foi tomando uma nova roupagem e, em 2019, ganhou o nome de Sextoooooouuuuuu nas Exatas. Nesse ano já passou a contar com a participação dos cursos de licenciatura e bacharelado em Física e Química, bem como de formação pedagógica em Matemática e segunda licenciatura em Matemática. A audiência aumentou e os professores buscaram a todo momento fazer interação com os estudantes para identificar onde efetivamente poderiam auxiliá-los enquanto futuros matemáticos, químicos e físicos.

Neste ano de 2021, o Programa Sextoooouuuu nas Exatas ganhou uma nova roupagem. Além da parceria com a Escola Politécnica, os alunos passaram a receber mais notificações das atividades do programa e os professores passaram a ministrar aulas que têm relação com diferentes formações, focando na área das exatas e das engenharias, buscando realizar um trabalho efetivamente interdisciplinar entre os cursos. A ideia foi de capacitar os alunos a alcançarem êxito nas disciplinas que são de núcleo comum para esses cursos.

Para que isso fique mais claro, vale apontar que são quatro aulas todas as sextas-feiras, no período noturno, durante seis semanas. Os professores planejam atividades sequenciais e possibilitam aos estudantes esclarecerem suas dúvidas ao vivo. Além disso, existe todo um suporte da equipe de docentes da área de exatas para que as aulas aconteçam de maneira a demonstrar a excelência com a qual a Uninter trabalha em seus diferentes cursos ofertados.

Nesta primeira fase de 2021, o professor Guilherme Augusto Pianezzer, junto do professor Palminor de Paulo Bueno Sobrinho, ministrou aulas nas quais buscou contextualizar os conceitos abordados na disciplina de cálculo diferencial e integral. As professoras Flavia Sucheck Mateus da Rocha e Ana Paula de Andrade Janz Elias trabalharam de maneira criativa com o conteúdo de funções. Os professores Jeferson Kotokovski de Morais e Elzério da Silva Junior apontaram com maestria a simplicidade da matemática básica. E ainda, a professora Denise Therezinha Rodrigues Marques Wolski pode caminhar junto da professora Maristela dos Reis Sathler Gripp, dá área de Linguagens e Sociedade que, com toda excelência, trabalhou ao longo de seis semanas com um tema muito relevante: português nas exatas.

Os professores Élcio Miguel Prus, Roberto Aguilar de Souza Junior, Hugo Henirque Amorim Batista, Jeferson Eliel da Silva, Eduardo Moraes de Araujo e Luciane de Godoi, juntamente ao coordenador Paulo Martinelli, trabalharam nesta primeira fase nos bastidores, dando suporte aos professores que estavam ao vivo e auxiliando-os no contato com os alunos nos diferentes canais de transmissão do programa: Youtube da Escola Superior de Educação; Youtube das Exatas e página das Exatas no Faceboook.

Esta nova dinâmica e o trabalho em conjunto gerou excelentes resultados, conforme é possível verificar no gráfico abaixo:

Agora a Escola Superior de Educação, mais especificamente a área de Exatas, já sabe do compromisso de manter e aumentar ainda mais a barra do gráfico que indica a participação dos estudantes. Para isso, os professores já estão planejando novas aulas e atividades que efetivamente possam ser oferecidas para a área das Exatas, para a Escola Superior de Educação, para a Escola Politécnica e para toda a comunidade externa da Uninter. Apenas para não deixar o leitor curioso sobre os assuntos que serão trabalhados na Fase A2, vamos indicar abaixo os temas.

  • Desmistificando limites, com a professora da Escola Politécnica Adriana Tozzi e com o professor Palminor Bueno Sobrinho;
  • Produtividade Pessoal e Empresarial com o Excel, com o professor Élcio Miguel Prus e professor Guilherme Augusto Pianezzer;
  • Noções de Geometria Analítica, com o professor Elzério da Silva Junior e a professora Ana Paula de Andrade Janz Elias;
  • Matemática Básica para Alunos de Graduação, com o professor Jeferson Kotokovski de Morais e a professora Denise Therezinha Rodrigues Marques Wolski.

 Além desses outros temas já estão sendo planejados para o ano de 2021 inteiro. A ideia é de desenvolver um trabalho interdisciplinar e com excelência, além de possibilitar aos estudantes uma interação mais imediata com os docentes!

* Professores da área de Exatas do Centro Universitário Internacional Uninter.

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *