Especialistas discutem os desafios contemporâneos na pedagogia

Autor: Leonardo Tulio Rodrigues - Estagiário de Jornalismo

A pedagogia tradicional ainda é a principal vertente do sistema educacional brasileiro. Voltada para a instrução intelectual e moral dos estudantes, ela é mantida como modelo para a formação de educadores desde o século 19, apesar de nas últimas décadas ter sido criticada por diversos especialistas nas áreas da psicologia e educação.

Atualmente, as iniciativas para promover novas metodologias de ensino vêm sendo amplamente estudadas e trazidas para o debate. Desde Paulo freire até Maria Montessori, são muitas as tentativas de diversificar a educação. E junto com as novas ideias vêm os novos desafios.

A tecnologia

Leandro Guimarães Garcia, doutor em Biologia e professor da Universidade Federal do Tocantins, conta que percebeu em sala de aula que muitos alunos faziam uso da tecnologia, mas não tinham conhecimentos apropriados para isso. Ele aponta a necessidade de o aluno ter as bases teóricas para fazer uso de tecnologias de informação. Sem esse tipo de conhecimento, é provável que o avanço na aprendizagem seja prejudicado.

O grande exemplo atualmente é o dos usos do ambiente virtual. Desde o acesso a videoaulas até o uso de simuladores e laboratórios remotos, o domínio sobre a tecnologia é cada vez mais importante.

 Da teoria para a prática

No modelo da escola tradicional se encontra um padrão em que os conteúdos são variáveis, com tempo fixo para o aprendizado. Porém, na visão atual do processo, o conteúdo tem se tornado fixo, com tempo de aprendizagem variável, focando no aluno e no tempo que for necessário para seu desenvolvimento.

Sendo assim, o principal ponto da discussão é como tirar as ideias do papel e colocar em prática. Jeremias Fontinele, que é professor na área de exatas e aluno da Uninter, comenta sobre isso: “A nossa estrutura não compreende, não vai conseguir formar essa geração. É possível toda essa teoria funcionar, desde que colocada em prática da maneira correta”, diz.

Outro professor que ressalta a necessidade de se mudar o comportamento dos educadores é o decano da Uninter, Alvino Moser. “É preciso que haja uma transformação da mentalidade dos professores. Temos de fazer com que as pessoas abram suas mentes para novas possibilidades”, afirma Alvino, vice-reitor do programa de Mestrado em Educação e Novas Tecnologias da Uninter.

O assunto foi abordado no programa Atualidades da Educação, transmitido pela Rádio Uninter. Com o tema “Desafios contemporâneos da pedagogia”, o programa conduzido por Alvino Moser recebeu o professor Leandro Guimarães Garcia, que apresentou seu novo livro:  “Possibilidades de Aprendizagem e mediações do Ensino com o Uso das Tecnologias digitais: desafios contemporâneos”. A obra, dividida em 2 volumes, já está disponível na biblioteca virtual da Uninter.

Para assistir ao programa completo, clique aqui.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Leonardo Tulio Rodrigues - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Katerina Holmes/Pexels


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *