Escola de Educação lança Arena Cultural com intuito de transformação social

Autor: Arthur Salles - Assistente de Comunicação Acadêmica

A Escola Superior de Educação (ESE) da Uninter deu início ao projeto de extensão Arena Cultural. Com realização da área de Linguagens Cultural e Corporal da escola, a iniciativa é uma oportunidade de dar protagonismo a alunos da instituição em suas comunidades por meio da transformação social. O evento de lançamento aconteceu em 29 de junho de 2023, no campus Garcez, em Curitiba (PR).

O Arena Cultural é definido como um espaço de manifestações populares representadas no esporte, nos jogos e nas artes. O projeto visa ao debate e à discussão de um dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Este foi o sétimo e último projeto de extensão lançado pela ESE neste ano e que podem ser conferidos na Central de Notícias Uninter (CNU).

“Todos os projetos de extensão são desenhados com o que nós temos de mais precioso: olhar para o ser humano e para a comunidade onde ele vive. O ser humano que está aprendendo, que está ensinando por meio da educação a distância, precisa agir na cidade dele, no local dele, para que a transformação social aconteça dentro da sua família e no seu município. Fazendo dessa forma, a gente atinge a transformação social que nós precisamos no mundo”, salientou a diretora da ESE, Dinamara Machado.

O projeto integra a disciplina de Atividades Extensionistas: Diversidade profissional, cultural e social dos cursos de bacharelado e licenciatura em Artes Visuais e Educação Física e de licenciatura em Música. Cada estudante passará por três etapas para implementação de seu projeto na comunidade. São elas:

  1. Diagnóstico: é o levantamento detalhado de uma situação real. As informações obtidas servem para guiar o planejamento e a escolha de intervenções adequadas para mudanças ou até mesmo a solução de algum problema identificado;
  2. Proposta de ação/intervenção: a proposta é realizada em forma de projeto, estipulando prazos, custos e objetivos. As atividades propostas devem contemplar temáticas estudadas durante a graduação;
  3. Aplicação da ação/intervenção: é a hora de aplicar a ação planejada, podendo ser feito no polo de apoio presencial, em um espaço público ou privado. A ação deve ter duração mínima de duas horas e atingir a quantidade mínima de pessoas determinada pelo tipo de público-alvo.

“A atividade extensionista nada mais é do que um movimento de exercício pleno da cidadania, como muito bem colocado pela professora Dinamara. É onde nos aproximamos cada vez mais da sociedade. Não adianta eu falar da universidade, de pesquisa, ensino e extensão se eu não me faço presente dentro da comunidade”, comentou o pró-reitor de Graduação da Uninter, Rodrigo Berté.

Também estiveram presentes o pró-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, Nelson Castanheira, o segundo vice-presidente do Conselho Regional de Educação Física do Paraná (CREF-PR), Guilherme Stival Gaspari, e representantes de entidades do terceiro setor. A noite de lançamento também marcou uma nova apresentação do Coral Margareth Picler, sob regência da professora Jeimely Bornholdt.

Transform(ação)

A cerimônia foi acompanhada da mesa-redonda Esporte e cultura no papel de transformação social com os professores Nilson Pegorini e Dilson Martins. Os docentes abordaram as possibilidades de mobilização e engajamento de comunidades para a transformação de aspectos sociais por meio de projetos de esporte e cultura.

“Um projeto assim se faz com muita articulação e muita perseverança. Se não tiver isso, não gera crédito na comunidade. E a comunidade diz: ‘Ali vale a pena participar porque se vê os resultados'”, afirmou Pegorini.

Martins complementou a necessidade de esforço por parte dos participantes para concretização de campanhas do tipo. “O esporte não é capaz de fazer essa transformação social. O que transforma socialmente é uma ação política, uma determinação, uma vontade de fazer um mundo melhor. Transformar a sociedade e fazer com que aquelas pessoas que nós olhamos que tiveram dificuldades na vida possam ser melhores em suas vidas”, finalizou.

A transmissão segue disponível no canal da ESE do YouTube e pode ser conferida neste link.

 

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Arthur Salles - Assistente de Comunicação Acadêmica
Créditos do Fotógrafo: Arthur Salles - Assistente de Comunicação Acadêmica


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *