Palestras, oficinas e pesquisa: como foi a 3ª Semana Acadêmica de Matemática

Autor: Natália Schultz Jucoski - Estagiária de Jornalismo

A 3ª Semana Acadêmica de Matemática da Uninter de 2023 teve como tema “Desenvolvimento de pesquisas na área de exatas nos tempos atuais”. Com transmissão ao vivo pelas páginas da Escola Superior de Educação (ESE), o evento ofertou palestras, oficinas e apresentações de trabalhos científicos aos alunos. A programação ocorreu entre os dias 8 e 10 de maio.

A abertura contou com duas palestras. A primeira trouxe uma temática muito importante: em “Mulheres na ciência”, a doutora em Métodos Numéricos em Engenharia Marina Vargas conversou com os alunos com o objetivo de discutir a participação de mulheres no mundo das exatas. Trazendo propostas de iniciativas para aumentar a presença feminina e também evidenciar as que já estão inseridas neste universo dos números, ela expôs dados importantes para destacar a falta de representatividade feminina, exemplificando que apenas 28% dos pesquisadores nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática de todo o mundo são mulheres.

Outro exemplo da ausência da valorização do trabalho das mulheres é no Prêmio Nobel, um dos mais importantes do mundo, que visa reconhecer as pessoas e instituições que realizaram pesquisas notáveis. Dos 589 prêmios já entregues, apenas 17 mulheres foram vencedoras, ou seja, menos de 3%.

“Letramento matemático” foi a segunda palestra apresentada na abertura da semana acadêmica. O mestre em Ensino de Ciências e Matemática Fabio Mendes falou sobre a habilidade de identificar e compreender a função da matemática no dia a dia. A capacidade do letramento matemático pode ajudar no raciocínio, na argumentação, na comunicação, entre outros aspectos. Se faz necessário trabalhar este letramento, que é a habilidade de saber ler e escrever de acordo com o contexto de práticas sociais. Já no ensino fundamental e no ensino médio, é necessário que os jovens estejam aptos para lidar com um mundo cheio de matemática que vai além das salas de aula.

A semana ainda teve duas oficinas. A primeira, “Como utilizar o LaTex”, ensinou como usar o sistema de composição projetado para produção de documentos técnicos e científicos. A oficina foi ministrada pelo professor Guilherme Augusto Pianezzer e pelo professor Elzério da Silva Junior. Em seguida, Elzério e Élcio Miguel Prus auxiliaram os alunos sobre “Como utilizar o Excel”.

Os alunos dos cursos de bacharelado e licenciatura em Matemática apresentaram de forma online suas pesquisas da área. Os estudantes submeteram seus trabalhos por meio de resumos que passaram por uma avaliação prévia antes da semana acadêmica. Ao todo, 18 alunos apresentaram suas pesquisas.

A 3ª Semana Acadêmica de Matemática contabilizou mais de mil participações e visualizações. Todo o conteúdo pode ser acessado neste link.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Natália Schultz Jucoski - Estagiária de Jornalismo
Edição: Arthur Salles - Assistente de Comunicação Acadêmica
Créditos do Fotógrafo: Reprodução YouTube


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *