Uninter põe Conhecimento em Ação para sanar problemas sociais

Autor: Gustavo Henrique Leal - Estagiário de Jornalismo

A Escola Superior de Educação (ESE) da Uninter lançou um novo projeto extracurricular: Conhecimento em Ação. O evento de lançamento ocorreu no auditório do campus Garcez, em Curitiba (PR), em 19 de junho de 2023. A cerimônia reuniu professores e alunos presencialmente e contou com uma transmissão feita pelo YouTube da Área de Exatas, responsável pela iniciativa.

O projeto envolverá mais de 3 mil estudantes, que deverão visitar escolas de suas cidades e identificar possíveis fragilidades sociais que podem ser sanadas a partir de conhecimentos de Matemática, Física ou Química. Ao final do projeto, esses estudantes irão elaborar uma sequência didática que envolva a problemática social identificada, a ser protocolada nas secretarias de Educação de determinado estado.

A professora e coordenadora da Área de Exatas da ESE, Flávia Sucheck, explicou a importância social da iniciativa. “A gente quer que os nossos futuros professores trabalhem diferente na educação básica, que eles possam abordar a partir da modelagem Matemática e uma abordagem CTS [Ciência, Tecnologia e Sociedade], outras metodologias, uma matemática, uma física química que faça sentido e que possa de fato transformar a sociedade”, disse.

Durante da exibição do projeto, o Coral Margareth Picler fez sua primeira apresentação presencial. O coro é formado por estudantes de diversas áreas e possui um repertório eclético, comandado pela maestrina Jeimely Bornholdt.

Estiveram presentes no evento, a diretora da ESE, Dinamara Machado, o pró-reitor de Pós-graduação, pesquisa e extensão, Nelson Castanheira, o pró-reitor de Graduação, Rodrigo Berté, e o representante do Conselho Estadual de Educação, Jacir José Venturi. A cerimônia teve palestras das doutoras Tania Teresinha Zimer e Joanez Aparecida sobre Modelagem matemática no contexto da educação básica e enfoque sobre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) nos processos de ensino e de aprendizagem.

Confira na íntegra o evento por meio deste link.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Gustavo Henrique Leal - Estagiário de Jornalismo
Edição: Arthur Salles - Assistente de Comunicação Acadêmica
Créditos do Fotógrafo: Gustavo Henrique Leal - Estagiário de Jornalismo


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *