Técnico de enfermagem de UTI, Ademar se forma em Gestão de Saúde Pública em plena pandemia

Autor: Vítor Diniz - Estagiário de Jornalismo

Ano após ano, a modalidade a distância cresce em importância como opção no ensino superior brasileiro. Segundo dados do Censo da Educação Superior, divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e pelo Ministério da Educação (MEC), 63,2% (10.395.600) das vagas ofertadas pelas instituições de ensino superior em 2019 foram nessa modalidade, de um total de 16.425.302 vagas disponíveis.

A pesquisa revela ainda que em 2019, pela primeira vez na história, o número de ingressantes em cursos da EAD ultrapassou a quantidade de estudantes que iniciaram a graduação na modalidade presencial, nas instituições da rede privada – 50,7% (1.559.725) optaram pela modalidade EAD. O menor valor de investimento e a flexibilidade de horários, que permite conciliar os estudos com outros compromissos diários, oferece uma relação vantajosa de custo-benefício, que leva milhões de brasileiros a optarem pela modalidade EAD.

Ademar Teles, de 43 anos, é um exemplo desta preferência pela modalidade a distância. Morador da comunidade Monte Serrat, no Morro da Cruz, região periférica de Florianópolis (SC), ele é o mais novo egresso do curso de Gestão de Saúde Pública da Uninter. Ademar comenta que a preparação dos funcionários e a estrutura do polo Florianópolis Centro, onde estudou, foram fatores fundamentais para que ele concluísse com êxito sua graduação.

Para algumas pessoas, estudar a distância é um enorme desafio. Ademar, no entanto, se sente satisfeito por concluir a graduação na EAD, assim ele conseguiu conciliar os compromissos do estudo com o trabalho no hospital, e ainda encontrou tempo para cuidar de seu pai, que tem 83 anos de idade.

“Quero enfatizar que nesse momento de pandemia a Uninter foi espetacular com a estrutura virtual que nos ofereceu para realizar nossas atividades de curso. Eu tenho o meu trabalho no hospital, e também cuido do meu pai que é idoso. Concluir a graduação através do ensino a distância foi a melhor oportunidade que recebi”, relata. Ele trabalha como técnico de enfermagem na UTI do Hospital Governador Celso Ramos, e nesse momento de pandemia tem cuidado dos pacientes infectados pela Covid-19.

Ademar destacou ainda seu desejo de aprender, e que assim como a graduação sempre foi um sonho, agora ele alimenta o sonho da especialização. “Estou apenas esperando o recebimento do diploma da graduação para dar início a minha pós-graduação na Uninter”, concluiu.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Vítor Diniz - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *