Concurso Cultural - História de Polo

Em Sombrio, educação a distância é sinônimo de proximidade

Autor: Renata Tonetto Angeloni – Pedgogia (Sombrio – SC)

Em abril de 2010 havia em Sombrio (SC) um polo da Uninter com apenas 14 alunos, número que dobraria no vestibular seguinte. Com muita energia, dedicação, empenho e competência de sua equipe, aos poucos a qualidade do trabalho desenvolvido pela instituição foi sendo reconhecida na região. De lá pra cá, já são contabilizados mais de 3.500 alunos que passaram pela unidade de ensino.

A coordenadora do polo, Valdete Homem, relembra que soube que a Uninter estava em busca de uma gestora para a instituição no município. Enviou seu currículo para Curitiba, foi aceita e partiu de uma capacitação na sede. No dia 12 de abril de 2010, retornava para Sombrio como coordenadora do polo. Havia até aquele momento um pequeno local, uma secretária, um tutor e 14 alunos. As aulas eram 75% de presença obrigatória. “Durante meu treinamento em Curitiba, vi o que era a Uninter e a educação a distância. Percebi o enorme potencial que havia em trabalhar com o acesso ao ensino superior para aqueles que desejam estudar e não tinham como frequentar uma instituição presencial”, relembra Val.

Ela sabia que precisava atingir um número maior de alunos. Resolveu então começar a visitar as escolas e conversar com estudantes do Ensino Médio, em todo extremo sul do estado. Suas visitas se estenderam para as residências de pessoas que haviam manifestado interesse pelo ensino superior a distância. Munida do conhecimento sobre o que era a Uninter e a EAD, conversava também com as pessoas nas ruas e entregou flyers.

“As pessoas entenderam que havia uma flexibilidade, sem perder a qualidade, e ainda com um valor financeiro mais acessível. Nós nos apaixonávamos pelo trabalho ao ver a qualidade do que nos era entregue para trabalhar, e os estudantes se apaixonavam por aquilo que vivenciavam. Ao final de 2010 já havíamos atingido 120 acadêmicos no polo Sombrio”, lembra ela, com orgulho.

Conforme crescia o número de alunos, crescia a vontade de ampliar o trabalho junto da comunidade, e cresciam também as necessidades. “A Uninter levou mais conhecimento e aumentou seu compromisso com a comunidade. Fomos agregando mais tutores, mais qualificações e mais ações. Para a cidade de Sombrio, com seus cerca de 34 mil habitantes, as ações sociais são pensadas com carinho, como os eventos de Natal, que há seis anos levam doces ou alimentos para instituições de caridade. A Páscoa e também o dia das crianças têm este cunho solidário e não ficam sem atividades”, pontua.

A coordenadora observa que entre as marcas desse envolvimento com a comunidade estão projetos como a Feira de Profissões. “Antes íamos nas cidades mostrar o que havia de oportunidades na Uninter, agora as escolas vêm conhecer nosso trabalho. São momentos incríveis de troca de energia e informação”.

As formaturas sempre são momentos marcantes, símbolos da concretização de sonhos. Já são 1.500 alunos formados, e 1.000 acadêmicos que estão atualmente matriculados, em busca de seus sonhos. Entre outros destaques, três egressos da Uninter Sombrio têm em sua história um intercâmbio na Europa.

O polo tem se esforçado por divulgar o nome da Uninter em sua região. Foi premiado em 2018 por ter batido todas as metas de matrícula durante o ano, ganhando uma viagem ao Rio de Janeiro. Dentre as centenas de polos espalhados por todo o Brasil, Sombrio ficou em 3º lugar, sendo o 1º no estado de Santa Catarina.

Em 2019, o polo recebeu da Uninter o prêmio de “mais atuante”, por causa de todas as atividades realizadas na comunidade. A Uninter Sombrio também se consolidou com projetos como o Café com Ideias e o Abril com Livros, contações de histórias e aulas inaugurais no primeiro dia letivo de cada ano, com uma recepção presencial aos estudantes. Tantas ações refletiram em uma moção honrosa em 2015 concedida pela Câmara Municipal de Vereadores.

As parcerias junto a instituições são bastante profícuas. “Temos sempre muitas parcerias, porque nos preocupamos em estar junto da sociedade. Nos fazemos presentes desde os shoppings até a beira da praia. Temos ainda as parcerias com as Câmaras de Dirigentes Lojistas, locais de atividades física e vamos onde houver possibilidades e abertura de diálogo. O que precisamos é interligar todos a fim de que haja esta propagação de união de esforços por mais qualidade de vida local”, diz Valdete.

O alcance dos projetos é tão forte que, por exemplo, o Abril com Livros foi apresentado na UFSC, no 8º Seminário de Literatura Infantil e Juvenil (SLIJ). Esta ação ocorre durante todo mês de abril no polo. O engajamento é grande e Sombrio consegue estar presente na página da Uninter nacional, com diversas matérias publicadas sobre seus projetos.

“Quando iniciou o trabalho no polo as pessoas tinham medo da educação a distância, e isto foi se descontruindo e o hoje o mundo é a distância. A pandemia do coronavírus em 2020 trouxe mais um divisor de águas, quando mostrou para todas as instituições do mundo o trabalho no formato EAD”, completa a gestora.

Valdete lembra que apesar de o polo trabalhar bem com a questão online, uma de suas grandes marcas é ser muito presencial. “Enquanto a Uninter oferece um ensino de qualidade na EaD, usamos o polo presencial como referencial para esta troca. Estamos presentes na comunidade e na vida dos acadêmicos. Ao longo da rotina deles os acolhemos e oferecemos atividades extras a fim de que agreguem ainda mais valor em suas vidas. Através da Uninter Sombrio eles têm mais conhecimento por meio dos eventos extras para enriquecer o próprio currículo profissional, e têm também ações extras para enriquecê-los como seres humanos, através das atividades sociais.”

Por fim, a gestora destaca que essa união promovida pelo polo com a comunidade é reflexo do que acontece das portas para dentro da instituição: “Temos uma excelente interação entre nós, tanto com a equipe quanto com os colegas. Como exemplo cito a Feijoada da Uninter, um dos eventos que engajam e arrecadam recursos para a formatura e que se torna um dia especial de amizade e alegria. Nos tornamos uma família”.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Renata Tonetto Angeloni – Pedgogia (Sombrio – SC)
Revisão Textual: Jeferson Ferro


1 thought on “Em Sombrio, educação a distância é sinônimo de proximidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *