Para comemorar o mês da leitura, Sombrio invade as redes com histórias

Autor: Ariadne Körber - Estagiária de Jornalismo

Precisamos reconhecer a importância dos livros, tanto como material de ensino quanto como uma forma de entretenimento e lazer. Romances e contos podem nos ajudar a lidar com a realidade e tornar a vida mais leve. Como disse escritor argentino Jorge Luis Borges: “Creio que uma forma de felicidade é a leitura”.

Todos os anos, no mês de abril, o polo de apoio presencial da Uninter em Sombrio (SC) faz uma homenagem à literatura. A coordenadora do polo, Valdete Homem, e a tutora Joseane Medeiros sãos as idealizadoras do projeto Abril com Livros, criado para incentivar o hábito da leitura entre os alunos e também na comunidade.

Este ano acontece a quinta edição do evento, e com uma novidade: por causa do distanciamento social promovido pela pandemia do Covid-19, em 2020 o evento acontece de forma virtual, e assim coloca à prova o que disse o poeta italiano Cesare Pavese: “a literatura é uma defesa contra as ofensas da vida”. Apesar desse contratempo, Joseane não desanima: “O Abril com Livros é a menina dos nossos olhos e nós não queríamos, em virtude do coronavírus, deixar de fazer”.

Na programação, são realizadas atividades às sextas-feiras. Para a primeira delas, que aconteceu no dia 10, a coordenadora compartilhou, via redes sociais, a declamação de um poema e desafiou os alunos do polo a fazerem o mesmo. “Recebemos inúmeros vídeos, um mais legal que o outro”, comenta Valdete sobre a resposta dos alunos ao desafio. O poema declamado por ela nesse dia foi “E agora, José?”, de Carlos Drummond de Andrade.

A segunda sexta-feira de evento (17.04) foi o momento de contação de histórias. Seguindo o mesmo modelo, o polo gravou um vídeo com a narração de uma história (“A Ilha dos Sentimentos”, de Rei Nilson Câmara) e divulgou para os alunos em sua página. Novamente a resposta foi calorosa, e diversos alunos gravaram vídeos com suas narrações de outras histórias, compartilhadas na internet.

O último dia do evento, nesta sexta-feira (24.04.2020), será dedicado aos contos. O contista escolhido foi um escritor da cidade de Sombrio, Antônio Natálio Vignale, autor do livro “12 contos quase reais”. Antônio participou da primeira edição do Abril com Livros, e ler um de seus contos agora é uma forma de lhe prestar uma homenagem, como explica Josiane.

Hoje, dia 23 de abril, é comemorado o dia do livro. Nada melhor para celebrar os prazeres da leitura do que um mês repleto de atividades como estas propostas pelo polo de Sombrio. Como nos lembra Henry David Thoureau: “Os livros são o tesouro precioso do mundo e a digna herança das gerações e nações”.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Ariadne Körber - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Arquivo PAP Sombrio


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *