EDUCAÇÃO

Em pauta, direitos e deveres do pedagogo

Nos séculos 19 e 20, pensava-se que o processo de educação acontecia apenas no ambiente escolar, focando na realização da educação formal, hierarquizada e determinada através de leis e decretos. No entanto, a educação não se dá apenas neste espaço.

Em hospitais, no terceiro setor, nos recursos humanos, na educação corporativa, sindicatos, órgãos judiciários e meios de comunicação, também é necessária a participação do pedagogo para o planejamento, coordenação, execução, acompanhamento e avaliação de projetos pedagógicos. Essas atividades são chamadas de educação não formal.

Em sua formação, os pedagogos são instigados a refletir sobre a sociedade com base em seu contexto histórico-cultural, desenvolvendo ações que facilitam o conhecimento a respeito do Estado, de suas práticas e deveres. O objetivo é gerar questionamentos para a construção de uma sociedade com base na dignidade e humanização das pessoas.

Por isso, é necessário pensar nas atividades desse profissional não só como práticas relacionadas ao aprender, fazer, conviver e conhecer. Eles também refletem ações de planejamento, de organização, direção e controle do ambiente organizacional, tornando as relações mais humanas.

O número de pedagogos trabalhando em espaços de educação não formais tem crescido. Para analisar quais são os direitos e deveres desses profissionais, e quais as suas funções dentro destes locais, a aluna Thiana Maria Becker e as professoras Marcia Regina Mocelin e Sueli Donato, do curso de Pedagogia da Uninter, desenvolveram uma pesquisa intitulada “Pedagogo: seus direitos, deveres e formação”.

O trabalho foi apresentado no 8º Seminário Internacional de Pinhais, no mês de agosto. O evento tem entre seus objetivos proporcionar um espaço privilegiado de discussões sobre as políticas educacionais em suas conexões com amplo panorama das práticas pedagógicas, além de promover o intercâmbio entre pesquisadores, profissionais da educação e áreas afins.

Segundo a professora Sueli Donato, essa é uma oportunidade de enriquecer o conhecimento dos alunos e promover troca de experiências com os pesquisadores e profissionais da educação. “Para nós, professores do grupo de pesquisa, essa é uma oportunidade ímpar devido ao evento constituir um espaço privilegiado de discussões sobre as políticas educacionais em suas conexões com amplo panorama das práticas pedagógicas”, destacou Sueli.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Caroline Paulino – Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König / Revisão textual: Jefferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Arquivo pessoal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *