DIREITOS HUMANOS

Café com sociologia debate o nazi-fascismo

Foi no campus Garcez que a Uninter realizou no dia 24 de agosto o seu primeiro “Café com Sociologia”. O tema abordado foi “Direitos humanos e nazi-fascismo”. Alunos e professores dos cursos de Sociologia, Direito, Pedagogia e Serviço Social foram privilegiados com a presença do promotor de Justiça do Paraná Olympio de Sá Sotto Maior Neto.

Além do café ter sido um evento presencial, foi também transmitido ao vivo para alunos da educação a distância. Organizado e guiado pelo professor e coordenador do curso de Sociologia, Everson Araújo Nauroski, esse primeiro encontro serviu para promover uma discussão sobre a sociedade e seus direitos. Participaram do evento a professora Regina Reinert, o vice-reitor Jorge Bernardi e Marlus Geronasso, professor da Escola Superior de Educação.

A discussão partiu do conceito de nazi-fascismo, abordando a crise dos direitos humanos e a dificuldade de lidar com as diferenças no mundo de hoje. Durante o evento, discutiu-se como a manipulação ideológica pode representar uma ameaça à democracia e à liberdade.

Sotto Maior falou sobre a crise no emprego e como ela afeta a percepção dos direitos do trabalhador. “Quase 70% da população tem receio de perder o emprego[…] você pode ser demitido sem nenhum motivo […] Chegamos a um ponto em que um candidato a presidente da república diz que o trabalhador tem que escolher: ou ele quer emprego ou ele quer direitos”, disse o promotor, que criticou duramente a reforma trabalhista.

O próximo café ficou marcado para as 20h do dia 18 de setembro, no campus Garcez, e o tema será “A sociologia do trabalho e as profissões que vão desaparecer. Teremos emprego no futuro?”

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Sérgio Junior – Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König / Revisão textual: Jefferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Sérgio Junior – Estagiário de Jornalismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *