Semana Pedagógica inicia com capacitação de 600 colaboradores de forma presencial

Autor: Arthur Salles - Assistente de Comunicação Acadêmica

A Semana Pedagógica 2023 da Uninter teve início na última segunda-feira (30), em formato presencial após dois anos de palestras online devido à pandemia. Em evento realizado no Centro de Eventos Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), em Curitiba (PR), cerca de 600 docentes e colaboradores da instituição acompanharam o primeiro dos cinco dias de capacitação pedagógica para o novo ano letivo.

A inauguração teve palestra do sócio consultor da Hoper Educação João Vianney, enfatizando a importância da compreensão dos estudantes da nova geração pelos professores. Vianney acompanha o desenvolvimento e comportamento especialmente dos estudantes jovens, que atualmente apresentam algumas características específicas, como o interesse em respostas em tempo real devido à disseminação dos aplicativos de mensagens instantâneas e de campus universitário que faça sentido para ações que não têm efetividade no mundo digital.

“Fiquei muito feliz quando vi o professor Benhur [Gaio, reitor da Uninter] colocando a perspectiva que estão tendo de modernização tecnológica e de transformação didática para estar em sintonia com a sociedade”, comenta o educador.

Ao fim da noite, o público presente soltou gargalhadas, mas sem deixar de lados as reflexões, com o show de stand-up da comediante Nany People.

Além da formação dos professores, a Semana Pedagógica visa atualizar as outras áreas da instituição para as mudanças no cenário da educação superior. Pensando nisso, o evento também serve para coordenadores de curso se prepararem para avaliação do Ministério da Educação e para qualificação dos demais setores que trabalham para fazer da Uninter uma gigante da educação superior. A expectativa é de alcançar 1.700 colaboradores com as palestras online.

“É muito relevante que nós tenhamos os nossos professores e colaboradores debatendo sobre o que podemos e o que devemos fazer para melhorar a qualidade dos nossos cursos para que os nossos alunos sejam melhor atendidos. Esses encontros permitem que disputamos ideias e passemos novos aprofundamentos em relação aos conteúdos e às metodologias, para que consigamos melhores resultados, principalmente para os nossos alunos”, salienta o reitor do centro universitário, Benhur Gaio.

O evento tem organização da Escola de Polos, pró-reitoria de graduação, Central de Carreiras e Marketing da Uninter.

“A Semana Pedagógica não é só para os docentes. Ela é um acolhimento para toda a comunidade acadêmica, todos os colaboradores da Uninter. Você entende que ele é um movimento diretamente ligado à área acadêmica por conta dos referenciais que a gente precisa cumprir durante o ano. A gente tem uma série de indicadores que precisam ter qualidade nos nossos cursos, que refletem no atendimento dos nossos alunos, então todas as áreas acadêmicas são impactadas na Semana Pedagógica. A gente fala um pouquinho de tudo e cada pessoa, cada colaborador, tem um papel fundamental em toda essa engrenagem que é a Uninter”, declara a gestora da Escola de Polos, Francieli Castro.

De terça a quinta-feira, a programação pode ser acompanhada pelos colaboradores por meio do Univirtus. Na sexta-feira, o encerramento será sediado presencialmente no auditório do campus Garcez. Confira abaixo o que Semana Pedagógica da Uninter já ofereceu e ainda tem de programação nesta semana.

 

31/01 Terça-feira – transmissões pelo AVA

14h30 – Abertura com fala da diretora da Escola Superior de Educação Dinamara Machado

14h40 – Palestra Educação Data-Driven: ações pedagógicas e avaliação com Hélio Rubens Godoy, presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA).

 

01/02 Quarta-feira – transmissões pelo AVA

14h30 – Abertura com fala da diretora da Escola de Gestão Pública, Política, Jurídica e Segurança Débora Veneral

14h40 – Palestra “Comunicação profissional: como eu trabalho a expressividade” com Cida Stier, Consultora em comunicação e fonoaudióloga.

 

02/02 Quinta-feira – transmissões pelo AVA

14h30 – Abertura com fala do diretor da Escola Superior de Línguas Jeferon Ferro

14h40 – Palestra “No palco da Uninter, a estrela é você!” com Ana Carolina Bellé, coach e treinadora.

 

03/02 Sexta-feira – Evento presencial no auditório do Garcez

14h30 – Abertura

14h40 – Palestra “Liderança com propósitos”, com Andréa Maruyama, mestra em Liderança e Psicoanalista

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Arthur Salles - Assistente de Comunicação Acadêmica
Edição: Larissa Drabeski
Créditos do Fotógrafo: Natália Schultz Jucoski e Izadora Lopes - Estagiárias de Jornalismo


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *