Estudantes Uninter se destacam em concurso público de Cascavel

Autor: Nayara Rosolen - Jornalista

Silvana Caldeira foi uma das aprovadas no concurso para professor da rede municipal

Referência em educação a distância (EAD), mais uma vez a Uninter evidencia a excelência ofertada aos estudantes, agora por meio de uma conquista conjunta com aprovação em concurso público. Dos 127 professores convocados para assumir o concurso público de Cascavel (PR) até o momento, 25 são acadêmicos ou egressos do polo de apoio presencial (PAP) da instituição. E entre os 40 primeiros colocados, 25% passaram pela instituição.

A gestora do PAP Uninter em Cascavel, Cecília Pestana, diz que os alunos “são muito dedicados e acreditam muito na educação”. Para ela, o resultado é reflexo do hábito que criam em estudar e também graças ao conteúdo dos cursos, que contam com tutoria online uma vez por semana com o orientador Daniel Pires, aulões mensais sobre trabalho de conclusão de curso (TCC) e estágio, além de aulões preparatórios realizados pela Escola Superior de Educação (ESE) para toda a comunidade.

A egressa Silvana Caldeira, de 44 anos, é um exemplo daqueles que buscam a formação continuada. Aprovada em quarto lugar no concurso após a avaliação de títulos, a profissional já era formada em Pedagogia pela Uninter ainda em 2020, depois realizou a segunda licenciatura em História e possui também uma pós-graduação em Educação Especial e Inclusiva.

“Ter estudado na Uninter fez a diferença. A instituição conta com os melhores professores, principalmente nas disciplinas de currículo, didática, avaliação, história da educação, haja visto que os conteúdos da parte de fundamentos que os concursos cobram é muito coerente com a grade que a Uninter oferece. Os estudos de casos e portfólios com temas relevantes também contribuíram muito”, garante.

Silvana sempre teve o sonho de se tornar professora, mas sem uma oportunidade em vista, passou por diversos empregos antes da docência: auxiliar de serviços gerais dentro da casa de famílias, zeladora, caixa, vendedora e agente de apoio em centro municipal de educação infantil (CMEI).

Quando decidiu ir em busca da sonhada carreira profissional, precisava ser EAD, para que pudesse conciliar com o trabalho e tivesse a possibilidade de estudar nos momentos “vagos”, como nos horários de almoço. No entanto, carregava ainda o medo de escolher uma instituição sem o reconhecimento do MEC.

“Fiz minhas pesquisas e a melhor foi a Uninter. Tanto pelo fato de ter polos em grande parte das cidades brasileiras como pelo fato de disponibilizar material didático, livros físicos e digitais. Também pelo reconhecimento em todo o Brasil, pois quando já estava estudando vi que é uma instituição internacional”, afirma.

Uma equipe dedicada e que dá exemplo

Cecília se sente “muito orgulhosa” com os resultados dos estudantes e egressos. A gestora conta que é perceptível o empenho de todos durante o curso, na realização de tarefas, com estudos contínuos e a busca pelo conhecimento além da graduação. “Estimulamos muito o estudo, sempre postamos dicas e incentivo nas redes sociais, mandamos mensagens via WhatsApp e e-mail com avisos, lembretes e dicas”, complementa.

A gestora diz que os colaboradores sempre produzem novos materiais que são compartilhados por meio do canal do Youtube, pois “a equipe toda é estudiosa”. É o caso de Yara Liba Zanella, de 35 anos. A egressa da segunda licenciatura em História, finalizada em 2020, e estudante da graduação de Letras e pós-graduação em Educação Especial e Inclusiva, hoje é também orientadora do polo em Cascavel e está entre os aprovados no concurso.

“[Estou] muito feliz. Significa o retorno de tanto esforço e um pouco mais de estabilidade, sabendo que a educação está em constante mudança e a qualquer momento os processos seletivos (PSS) podem acabar se transformando em contratos de terceirização. Então, essa conquista significa um misto entre orgulho e paz também”, afirma.

O desejo de se tornar professora surgiu quando trabalhava em uma livraria e, no Dia das Crianças, fez uma contação de história. A primeira graduação foi em Pedagogia, finalizada em 2018, e os primeiros passos da carreira desejada foram dados a partir de um PSS na cidade de Santa Tereza do Oeste (PR), onde trabalhou com educação Infantil.

Ao perceber que existia a necessidade da continuidade dos estudos, aconteceu a aproximação com a Uninter, escolhida a princípio pelo sistema prático e de fácil acesso do ambiente virtual da aprendizagem (AVA). “Depois me mantive pela qualidade de ensino”, complementa a docente.

Em 2022, Yara foi convocada pelo PSS como pedagoga do Estado e entrou para a coordenação do Colégio Estadual Jardim Clarito, em Cascavel. Ainda no início do ano passado, também surgiu a vaga para orientadora no polo Uninter da cidade, para a qual a profissional e candidatou.

“Era meu sonho trabalhar em uma instituição de ensino superior e retornar para onde fui muito bem acolhida seria maravilhoso. Fiquei bem contente quando a Cecília falou que a vaga era minha. Estava trabalhando como pedagoga, nunca vou esquecer quando ela me ligou para contar”, lembra.

A partir daí, conciliou os dois empregos e se empenhou nos estudos para o concurso municipal. Yara contou com apoio de alguns livros que ganhou da Uninter e fez cursinho para as áreas de língua portuguesa e matemática. O processo passou por duas etapas, com provas objetiva e de redação, assim como a prova de títulos, na qual se destacou pelo estudo contínuo.

“Validou minha segunda licenciatura para pontuar. Como igualei junto com vários inscritos na pontuação da prova, meu diferencial para ficar um pouco mais à frente foram os títulos (…) analisando que estou constantemente estudando e me atualizando, isso ajuda muito. Deixar para estudar só na época não dá certo”, garante.

Para a docente, é importante “se manter atualizada e ter um diferencial, como uma segunda licenciatura e a pós-graduação”. A colega de profissão Silvana também deixa o recado: “Se você tem um sonho não desista, pois tudo é possível, basta ter foco e força de vontade”.

“O primeiro passo foi dado, mas lembrem-se que para ensinar é necessário primeiro aprender. Então, estudem muito, preparem excelentes aulas e transformem a vida dos munícipes de Cascavel. Parabéns a todos pela dedicação e horas de preparação para a prova! Estamos orgulhosos demais”, finaliza a gestora Cecília.

Saiba quem foram todos os estudantes e egressos do PAP Uninter no concurso:

Fabio Lucio Zanella
Silvana Aparecida Caldeira De Assis Santos
Cristiane Soares Pereira Pedro
Daniele Brocardo
Erica Fernanda Poruczinski
Yara Liba Zanella
Zilda Nunes Pires Krassota
Kariane Camargo Svarcz
Glace Momberger Ferreira
Josiel Dos Santos Camargo
Edineia Sirlene Da Silva
Ana Paula Picagevicz
Diullye Miola Honorio
Eloisa Antunes Pereira
Aline Franciele Linke
Cristiane De Oliveira
Monica Garcia Leal Da Silva
Michele Martins Scalco
Johnny Vargas
Raysa Ferreira Figueiredo Souza
Alana Vicenti
Juliano Vaz Kievel
Thuanny Zaia Rauber Camera
Josieli Aparecida Opalchuka
Paulo Cesar Farias Benvindo

 

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Nayara Rosolen - Jornalista
Edição: Larissa Drabeski


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *