Mercado editorial

Educação que transborda a sala vira livro

A educação está em constante mudança e é necessário estar atualizado para entender como se deu esse avanço. Mas para entender o presente, é necessário analisar o passado. Com isso, o estudante do curso de Filosofia a distância da Uninter William Cazavechia publicou recentemente em livro o resultado da sua pesquisa para a dissertação do mestrado com o tema “A educação para além da sala de aula no pensamento do intelectual Herbert Marshall McLuhan”.

O livro é resultado das pesquisas realizadas por meio do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (PPE-UEM), no qual contou com todo o arcabouço teórico e metodológico oferecido por esse programa que já tem mais de 20 anos de experiência no desenvolvimento e produção de conhecimento científico na área da Educação. “Sob os auspícios desse intelectual [Dr. Cézar de Alencar Arnaut de Toledo], pude explorar uma gama bastante significativa de saberes, conceitos e caminhos traçados pelos pesquisadores na área da história da educação”, diz.

“O caminho da pesquisa científica é bastante exigente e a pesquisa foi desenvolvida seguindo critérios para produção  do conhecimento que consideram a construção da realidade histórica a qual pertencemos. Por isso, procuramos com a pesquisa a produção do conhecimento que reverbere diretamente no quadro social no qual está inserido. A publicação do livro teve por intuito a divulgação do conhecimento produzido. Especificamente o conhecimento histórico que contribui para a explicação e descrição do processo de construção da relação positiva entre comunicação social e educação em meados do século 20″, explica William.

Segundo o autor, no livro o leitor encontrará uma contribuição bastante significativa e uma crítica contundente que oferecerá elucidações sobre essa e outras inquietações da mesma natureza. “Diria ainda que ao leitor está resguardado o sentido da leitura. Certamente, desse modo, se tratando de um livro de história da educação, ele mesmo poderá significar aspectos das transformações que a educação sofreu no decorrer do século 20”, diz.

Além de mestre e graduando em filosofia, vinculado ao polo da Uninter em Maringá, William também possui graduação em teologia. Para ele, a junção de conhecimentos propiciou um melhor domínio para a produção do livro. “Essa trajetória de estudos contribuiu muito para a produção da pesquisa e a consequente publicação de seus resultados em livro principalmente pelo árduo trabalho interdisciplinar que estas áreas representam. As duas áreas se encontram na educação e reconhecem na formação humana a importância de seu diálogo. As duas áreas, guardadas as diversas vertentes que as constituem, representam a resistência do humanismo frente aos processos de desumanização presentes no atual sistema econômico”, conta.

Para o lançamento, realizado no último dia 26, a expectativa foi grande. “Lançar o livro nesse momento foi muito importante para mim. Principalmente por poder contribuir e participar das discussões, em nível de imprensa, que refletem sobre as atuais crises no país. Além disso, contar com o ‘espaço do autor’ na FLIM 2017 (IV Festa Literária Internacional Maringá), tornou a publicação ainda mais significativa, pois pude vislumbrar que na sociedade atual, marcada pelo excesso uso da imagem, o livro tem seu espaço garantido nos territórios da cultura popular”, completa William.

O livro pode ser encontrado no site www.editoracrv.com.br

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Heloisa Alves Ribas - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Arquivo pessoal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *