Conhecimento

Varal de filosofia ajuda a sair do “modo automático”

A filosofia não tem idade, desperta curiosidade e instiga questionamentos. Com isso, um dos projetos criados para o mês da Responsabilidade Social Uninter foi o “Varal da Sabedoria”, prática desenvolvida pelo curso de Filosofia da Uninter. A atividade aconteceu na Associação Comunitária do Morro das Pedras, em Florianópolis (SC), com a proposta de expor em espaço público frases de caráter reflexivo, dita por algum filósofo no curso da História.

Os participantes eram os alunos da Escola Básica José Amaro Cordeiro, que integravam a oficina Filosofarte. Eles pesquisaram sobre alguns pensadores e pensadoras que tiveram grande impacto para o desenvolvimento do pensamento humano e, conforme escolhiam as frases, as discutiam com seus colegas, procurando chegar a um entendimento coletivo.

Aluno do curso de Filosofia a distância da Uninter, Fernando Zimmer Leitão foi o idealizador dos dois projetos. “Quando estava no ensino fundamental, sentia falta de alguma atividade que proporcionasse um espaço para diálogos, discussões, tudo com um fundo pedagógico. Principalmente por esse motivo que criei a oficina Filosofarte, com o objetivo de levar aos jovens este espaço que acabo de descrever”, diz.

Após a realização do Varal da Sabedoria, Fernando diz que pôde perceber algo fundamental para sua formação. “A filosofia possui este caráter peculiar: você está vivendo a sua vida ‘no modo automático’ e, ao ler uma determinada frase, se pega pensando sobre a sua existência. Após este primeiro contato, parece um caminho sem volta. Não existe mais isso depois de termos algum contato, por mais breve que seja, com o mundo da filosofia”, completa o aluno.

O Varal da Sabedoria, com os cartazes escritos pelos alunos da oficina Filosofarte, continuarão expostos na Associação Comunitária até o fim do mês, visando proporcionar a oportunidade das pessoas que frequentam a Associação terem contato com o mundo da filosofia.

Confira clicando aqui o vídeo produzido pelo presidente da Associação Comunitária do Morro das Pedras, André Luiz, retratando o andamento da oficina.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Heloisa Alves Ribas - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Arquivo pessoal

1 thought on “Varal de filosofia ajuda a sair do “modo automático”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *