Saúde

Gaúchos fazem mateada para alertar sobre câncer de próstata

Símbolo da cultura gaúcha, o chimarrão agora está sendo usado para criar uma nova tradição no Rio Grande do Sul: a prevenção ao câncer. Pelo quinto ano seguido, o Centro de Apoio aos Portadores de Câncer (CAPC) de Caxias do Sul realizou neste domingo (19) a “Mateada pela Vida”.

O evento fez parte da programação do Novembro Azul, mês de conscientização sobre o tratamento e diagnóstico do câncer de próstata. Realizada no Parque Getúlio Vargas, a mateada teve a participação de diversas entidades e empresas, com diversas atividades educativas e culturais.

A comunidade pôde participar de oficinas de cultura, lazer, arte e saúde, com verificação de pressão arterial e orientação sobre cuidados com a saúde, nas áreas de serviço social, psicologia, nutrição e enfermagem. O CAPC distribuiu erva-mate aos participantes da mateada.

Toda a equipe do polo de apoio presencial da Uninter em Caxias do Sul participou da mateada. Ações como essas são necessárias como uma forma de alertar os homens sobre a importância de adquirir hábitos saudáveis e da visita periódica ao médico, já que o câncer de próstata ainda é um tabu para muitos deles.

Incorporar HTML não disponível.
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Saulo Lorensatti/PAP Caxias do Sul

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *