Educação

A força da leitura na formação acadêmica

O hábito da leitura é fundamental para a formação em qualquer área do conhecimento humano. Para a coordenadora pedagógica Maria Inês Baptista Da Silva Zanol, os benefícios do incentivo à leitura literária são ainda maiores para os professores. Pois possibilita o refinamento para perceber e compreender o mundo através dos olhos dos escritores e o desenvolvimento de sensibilidades para o educador, abrindo seus olhos para relações inusitadas entre aquilo que ele ensina e o mundo criado pelos autores.

Na vida acadêmica, a leitura literária ajuda na formação do conhecimento, amplia o nível de interpretação e melhora o vocabulário, pontua Maria Inês, coordenadora do polo de apoio presencial da Uninter em Porto Velho (RO). “Para os graduandos, as contribuições da leitura de textos literários estão relacionadas à sua prática docente futura, já que amplia e gera conhecimento, além de ser vista como fonte de referência para pesquisas mais abrangentes e profundas com o intento de ser suporte caso surjam dúvidas”, diz.

Ciente do poder das escrituras, o polo da capital rondonense realizou em outubro a palestra “Formação acadêmica: a importância da leitura literária no ensino superior”. A palestrante, professora-doutora Nair Ferreira Gurgel do Amaral, explicou sobre este assunto tão importante para os futuros professores. A gestora do polo, por sua vez, relatou sobre alguns dos assuntos que foram passados aos estudantes, como a questão de que a literatura possui um caráter valioso para a sociedade, pois desenvolve a humanidade nas pessoas o que as torna mais compreensivas e abertas.

Além disso, explicou os conceitos da leitura literária, que ocorre quando a ação do leitor constitui predominantemente em uma prática cultural de natureza artística, estabelecendo com o texto lido uma interação prazerosa. “O objetivo do evento foi buscar cada vez mais a qualificação dos nossos futuros professores, como a questão da leitura, fundamental para a aprendizagem e na formação dos nossos cidadãos. Objetiva também fidelizar o aluno Uninter e realizar a interação com o polo e com os demais alunos”, diz Maria Inês.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Talita Santos – Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Polo de Porto Velho

1 thought on “A força da leitura na formação acadêmica

  1. Percorri a minha infância imerso em um vasto oceano de poesias encantadoras, sem jamais vislumbrar a magnitude que elas desencadeariam em minha vida. Nunca almejei uma escrita impecável, mas essa jornada me presenteou com um aprimoramento transcendental e um aprendizado que carrego com desvelo em todos os âmbitos da minha existência. Hoje, sou um visionário das palavras, um alquimista da escrita que desbrava com fervor e paixão os horizontes oníricos da literatura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *