EDUCAÇÃO

Educação a distância começou na Bíblia e chegou ao smartphone

A chegada da tecnologia ampliou as possibilidades e os lugares aonde a educação a distância (EAD) pode chegar. Porém, engana-se quem acredita que essa modalidade surgiu devido a essa modernidade. Isso se deu a partir da escrita como meio de propagação de informação, sem a necessidade do contato direto entre as partes envolvidas. Alguns estudiosos citam a Bíblia, nas epistolas de São Paulo às comunidades cristãs da Ásia Menor, como a origem histórica da educação a distância.

Teorias à parte, o marco inicial da educação a distância foi no ano de 1728, quando a Gazeta de Boston anunciou um curso nessa modalidade. O anúncio dizia que o professor. Caleb Philipps, de Short Hand, oferecia material para ensino e tutoria por correspondência.

Toda a história da educação a distância serviu de inspiração para a criação do livro que está sendo desenvolvido por professores do Grupo Uninter. O livro “EaD, passado, presente e futuro” trará artigos, entrevistas e resumos de estudiosos dessa modalidade de ensino no Brasil e na Espanha. “É um grande apanhado de pessoas que trabalham na educação a distância, não são só teóricos”, diz a diretora da Escola Superior de Educação da Uninter, Dinamara Machado.

Uma das entrevistas que fará parte do livro é do diretor de Educação a Distância da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Carlos Cezar Modernel Lenuzza. Em conversa com Dinamara, ambos falaram sobre vários temas, tais como as políticas educacionais para a educação a distância. “O professor Carlos Lenuzza é um advogado que tem uma experiência que vem há muito tempo passando pela educação a distância. Reforça muito o que nós estamos fazendo”, relata Dinamara.

Com previsão de lançamento ainda para 2018, pela Editora InterSaberes, o livro ainda trará uma entrevista com o chanceler do Grupo Uninter, Wilson Picler, e também uma homenagem à professora Onilza Borges, que morreu aos 78 anos no dia 31 de janeiro deste ano.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Barbara Carvalho – Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Pixabay

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *