EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

A saga de Sueli, Wilson e Marcia: 2 eventos internacionais em 20 dias

“Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”. A constatação do educador Paulo Freire é tão atual quanto necessária. Levar a educação a todos e em todos os cantos do país é de suma importância para a construção de uma sociedade melhor. E nesse ponto a educação a distância (EAD) chega às pessoas preteridas pela educação presencial.

Mas, estudar a distância não significa ficar ao deus-dará. É quando entra em cena o professor tutor. Nos dias atuais, a tutoria no cenário EAD necessita de alguém capacitado, alguém que não seja apenas um transmissor de informações, mas sim alguém que trabalhe como um mediador da informação, principalmente pela questão do espaço-tempo que separa o professor do aluno nas aulas a distância.

O tutor é um profissional formado, capaz de provocar situações de aprendizagem por meio de uma comunicação direta de acordo com o tempo disponível entre aluno e professor. Esse assunto despertou o interesse da professora-doutora Sueli Pereira Donato, docente da Escola Superior de Educação da Uninter no curso de Segunda Licenciatura em Pedagogia. Desse interesse surgiu um artigo científico que será apresentado em dois eventos internacionais nas próximas semanas.

Com o título “Representações Sociais de Professores Tutores de Licenciaturas sobre ser Professor-Tutor na Educação a Distância”, o artigo contou a participação dos professores Márcia Reginal Mocelin e Wilson da Silva. O artigo foi aceito e será apresentado no Congresso Internacional de Educação e Tecnologias/Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância, o CIET/EnPED, que acontecerá em São Carlos (SP), de 11 a 13 de julho. Menos de três semanas depois, também será apresentado na Conferencia Internacional sobre Representaciones Sociales, o CIRS, que acontecerá em Buenos Aires, Argentina, de 1º a 3 de agosto.

Participar de congressos agrega conhecimento e experiência. Poder aproveitar uma experiência desse gênero garante bons momentos e muito aprendizado. “A expectativa é muito alta, por se tratar de um congresso de âmbito internacional. Apresentações de trabalhos de colegas da área são ótimas oportunidades de diálogo, interação, troca de experiências com outros profissionais que também atuam na EAD e, por consequência, ampliar a aprendizagem científica”, diz Sueli.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Barbara Carvalho – Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *