Dicas para deixar seu currículo afiado

Autor: Matheus Pferl - Estagiário de Jornalismo  

Elaborar um bom currículo é o primeiro passo para conseguir uma boa colocação no mercado. Para o jovem profissional, muitas dúvidas cercam essa etapa: Quais informações devem estar no documento? O que o recrutador precisa saber? Como elaborar um currículo objetivo, apenas com as informações necessárias?

Para responder a essas e outras dúvidas, a última edição (29.março.2021) do programa GERIR, da Escola Politécnica da Uninter, tratou do tema “elaboração de currículo”. O programa contou com a participação especial de Laiz Strehl, especialista na área de recrutamento e seleção, e com a moderação de Jessika Gayer, professora do curso de Engenharia de Produção.

Laiz falou sobre sua trajetória, e como decidiu se especializar na área. “Fui aprendendo toda a questão da estrutura de currículo, fui pegando uma paixão pela área de contratação, pela parte de seleção de pessoas. Comecei a receber muitos currículos para revisão, para estruturação, para indicar vagas. Eu fiz uma formação em Recursos Humanos, na Uninter, e posteriormente uma especialização em desenvolvimento humano nas organizações e, desde então, também trabalho com isso. Na Uninter, trabalho na Escola de Polos, desenvolvo um trabalho relacionado à capacitação e treinamento dos polos”, afirma.

O currículo é um documento que organiza as informações de toda a sua trajetória profissional e acadêmica, com o intuito de apresentar o profissional a uma empresa interessada. Nele, devem estar os seus dados pessoais, seu objetivo de carreira, informações sobre sua formação acadêmica, e até experiências de vida que possam ser relevantes.

Muitos acabam pecando no currículo, e isso pode fazer com que as tentativas de ingressar em uma vaga sejam frustradas. Laiz elenca informações fundamentais que devem constar no documento:

  • Nome (pode ser em letra maior, em destaque);
  • Estado civil;
  • Endereço com CEP;
  • Telefone (com código de área);
  • E-mail (de preferência e-mail direcionado a algo mais profissional);
  • Link para o perfil no Linkedin.

A especialista afirma que o Linkedin é muito importante e deve estar presente no currículo. “É a maior plataforma profissional do mundo, se a gente não está lá, é como se não existíssemos para o mercado de trabalho. É extremamente importante que você esteja no Linkedin e que seja informado no currículo”, ressalta.

Além disso, seu currículo deve conter o seu objetivo profissional, que é a vaga que você deseja concorrer. Você deve ser específico nesse aspecto, pois se não colocar seu objetivo, provavelmente seu currículo será descartado pelo recrutador.

Outro ponto importante é listar suas experiências profissionais de maneira detalhada. Se está trabalhando, deve-se informar o emprego atual, seu cargo e as atividades que você realiza. Se trabalhou em coleta de dados, por exemplo, quais dados são esses? Deve haver um detalhamento, e pensar em coisas importantes para a vaga, que você já possua, ou que podem servir no futuro. Os resultados obtidos também são importantes para o currículo, é importante destacá-los. Com essas informações, aumenta-se a chance de o recrutador entrar em contato.

Sobre as línguas e fluência em outros idiomas, Laiz destaca um ponto importante. “Dificilmente uma vaga vai pedir um nível de inglês básico, então não é interessante colocar. Eu indico colocar essa informação quando você está em processo de desenvolvimento da língua, quando está cursando, do contrário não faz diferença para o recrutador”, conclui.

Cursos de extensão são relevantes. A própria Uninter oferece uma série de cursos, e mencioná-los mostra que você está atualizado e tem interesse em se desenvolver. Então é importante colocá-los no currículo, desde que sejam relevantes e atuais.

Laíz reforça um ponto muito importante que não pode aparecer no currículo. “O que não pode haver são erros de português, tem de ser feita uma revisão. Também não pode existir mentiras, isso causa um alto índice de reprovação. Muitos mentem no currículo, e quando chega na hora da entrevista não sustentam aquela informação. Às vezes, pode até passar na hora da entrevista, mas, quando chega em um teste mais prático, não consegue. Esses são pontos que não cabem no currículo”, afirma.

E a foto no currículo, é correto inserir? Laiz diz que hoje não é mais necessário: “Durante muito tempo era indicado que existisse uma foto, para ter um contato maior e saber um pouco como é o candidato, mas hoje, com as redes sociais e com o Linkedin, não tem mais necessidade, então você pode tirar a foto e liberar mais espaço no seu currículo.

Você pode conferir a gravação do evento na página oficial da Escola Politécnica no Facebook.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Matheus Pferl - Estagiário de Jornalismo  
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Pixabay e reprodução


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *