Cursos de pós em serviço social preparam profissionais para atuar em comunidades

Autor: Milena Souza - Estagiária de Jornalismo

Cruzeiro do Sul-AC, 29/07/2014. Busca Ativa para Cadastro Único. A assistente Social Sandra da Silva Cunha entrevista Maria Telma Souza da Rocha para triagem do Cadastro Único para Programas Sociais. Foto: Sergio Amaral/MDS

 

A Uninter oferece oito cursos de pós-graduação na área de Serviço Social, focados em preparar profissionais para o trabalho com políticas sociais que atendem comunidades carentes. Esse foi o assunto do programa Sua Carreira, exibido pela Rádio Uninter no dia 09.jul.2021. A live Apresentação de cursos da área de serviço social recebeu como convidada a professora Talita Cabral.

Na ocasião, foram apresentados três cursos da área: Política de Assistência Social, Trabalho com Família e Sociabilidade e Gestão em Tecnologia Social.

Talita começou explicando que o curso de Política de Assistência Social visa a capacitar o profissional para trabalhar com instituições de apoio. “Para o profissional habilitado será possível trabalhar em CRAS [Centro de Referência de Assistência Social], organizações da sociedade civil e ainda como agente do terceiro setor”, explica.

Com foco no atendimento das políticas públicas, este profissional precisa estar acostumado a trabalhar em contato com as pessoas e com a sociedade, além de atuar diretamente com o público em situação de vulnerabilidade. Entre os conteúdos que o aluno vai estudar encontram-se planejamento, monitoramento e avaliação, e plano de assistência social.

Já no curso de Trabalho com Família e Sociabilidade o objetivo principal é capacitar profissionais que trabalham diretamente com as famílias. Para isso, parte-se de uma conceituação histórica. “A gente precisa entender qual é base da família com que estou trabalhando”, ressalta Talita.

O profissional deve se interessar por atuar em contato direto com a comunidade, fazendo diversos tipos de abordagem e atendimento. Entre as disciplinas estudadas estão Ética e Mediação Familiar. “Essas disciplinas são importantes para não ser invasivo e saber o que pode ou não fazer em cada situação, com cada família”, explica Talita.

Para concluir, a professora explica como funciona o curso de Gestão em Tecnologia Social. “É a tecnologia que vem se diferenciando e crescendo. Tecnologia social é um conjunto de tecnologias que podem ser desenvolvidas de acordo com a necessidade de uma comunidade”, diz. Talita ainda acrescenta que essa tecnologia tem que surgir da própria comunidade, com os recursos que existem no lugar, em conjunto com as habilidades daquele grupo para o próprio uso. “Tem muitas comunidades com grandes habilidades, mas que não são bem utilizadas, por isso é preciso que a tecnologia tenha uma usabilidade”.

Uma pessoa especialista em tecnologia social pode trabalhar no terceiro setor ou mesmo no setor privado, pois se tem a necessidade de desenvolver tecnologias para cada local. Segundo Talita, o objetivo é “gerar uma sustentabilidade e uma autonomia daquela comunidade em que você está trabalhando. Algumas disciplinas estudadas serão Gestão Pública e Cidadania e Conhecimentos Básicos da Tecnologia Social”, conclui.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Milena Souza - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Sergio Amaral/MDS


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *