Crises emergentes ampliam campo de atuação do gestor ambiental

Autor: Barbara Carvalho - Jornalista

O gestor ambiental é o profissional responsável por todo o plano e política ambiental de uma empresa. Ele deve estar sempre atendo a relação do ser humano com a natureza, se preocupando com o bom uso dos recursos naturais e propondo ideias para a redução dos danos ambientais causados pelo homem. Esta é uma área em franca ascensão pois, o cuidado com o meio ambiente é um dos principais objetivos das empresas que pretendem se manter em uma boa colocação no mercado.

A atuação do profissional na área ambiental no cotidiano pós-crise foi um dos temas abordados na II Maratona Pós-graduação Uninter, que aconteceu no dia 29.mai.2021. A palestra contou com a fala da Coordenadora das Pós-Graduações na área de Meio Ambiente da Uninter, Sandra Lopes, e também da tutora dos cursos da área, Márcia Kravetz.

De acordo com as professoras, o setor do meio ambiente a cada ano ganha mais espaço, com mais oportunidades. Segundo Márcia, um dos motivos para que surjam cada vez mais profissionais na área é a devastação das florestas. “Visto o desmatamento florestal que foi ocorrido neste último ano, proteger a humanidade e o ecossistema é essencial, dando suporte a qualidade de vida. A gestão ambiental está sendo alavancada como referência em 2021”, expõe.

Somente em 2020 o Brasil obteve uma triste marca de desmatamento e queimadas. Estimativas mostram que de agosto de 2019 a julho de 2020 houve uma perda de 1,1 milhão de hectares de florestas, um crescimento de mais de 9% em relação ao ano interior. Com isso, a pressão da comunidade internacional para proteger os biomas nacionais aumentou, dessa forma, coube as empresas contratar profissionais capacitados para ajudar a melhorar este quadro.

Estudos também mostram que 70% dos empresários brasileiros acreditam no impacto positivo da sustentabilidade nos negócios, e com essa perspectiva, o mercado de trabalho irá demandar novos profissionais capacitados. Na área de gestão ambiental, entre os meses de maio de 2020 a abril de 2021, houve um aumento de 77,05% nas contratações formais com carteira assinada no regime integral de trabalho para a área.

Sandra ressaltou a área educacional, destacando a educação ambiental. Segundo ela, quem atua direto na área acadêmica pode abordar esta matéria correlacionada com outras disciplinas.  Também lembrou do momento atual qual estamos vivendo, pontuando como o gestor ambiental pode atuar no futuro devido as mudanças nos hábitos ocasionadas pela pandemia.

“São muitas as atuações do gestor ambiental perante as situações que nós vivemos devido ao momento atual. O aumento da geração de resíduos sólidos se tornou preocupante, então o profissional tem esse novo compromisso. Ele pode atuar na utilização e técnicas de descarte de resíduos sólidos ou perigosos, nas empresas e nas casas. Também pode atuar como organizador de processos de reciclagem”, ressalta Sandra.

Além do foco da Gestão Ambiental, Sandra e Márcia também deram alguns detalhes das demais pós-graduações da área do meio ambiente, algumas delas são Educação Ambiental e Sustentabilidade, Gestão de Recursos Hídricos, Ecologia Urbana e Sistema Integrado de Gestão Ambiental. Para acompanhar a live na integra basta clicar neste link.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Barbara Carvalho - Jornalista
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Creative Commons/Brigada Amazônia - Rota Chico Mendes/Mídia Ninja


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *